Saltar para conteúdo da página

Logo Jornal EXPANSÃO

EXPANSÃO - Página Inicial

Angola

Empresários zimbabueanos analisam potencialidades do Cuando Cubango

Parcerias

Um grupo de empresários zimbabueanos encontra-se desde domingo na província do Cuando Cubango, com o objectivo de estabelecer parcerias com angolanos nos sectores de agricultura, pecuária, turismo, comércio, mineiro e de recursos florestais.

No encontro com os empresários zimbabueanos e angolanos, o governador Higino Carneiro manifestou o desejo de se explorar as riquezas da província para alavancar o desenvolvimento da região, tendo precisado que 85% do seu território é coberto por floresta, com recursos faunísticos "invejáveis" a nível da África Austral.

Segundo Higino Carneiro, o Cuando Cubango possui igualmente recursos hídricos enormes, com realce para a existência de rios navegáveis que podem impulsionar o desenvolvimento do turismo, bem como áreas férteis para o fomento de agricultura.

A existência de condições favoráveis para a pecuária e a exploração florestal, foram igualmente destacadas pelo governador do Cuando Cubango, para quem a região possui madeira de qualidade que serve para a construção de móveis, artesanato, mas que aguarda por investidores.

A província do Cuando Cubango, segunda maior do país (a seguir ao Moxico), está enquadrada no projecto Okavango/Zimbabwe, pelo que o governo local projectou a construção de infra-estruturas para promover o turismo na região.

De acordo com o governante, a promoção do sector do turismo pode absorver parte da mão-de-obra desocupada que o Cuando Cubango tem, tendo convidado os empresários zimbabueanos a investirem neste sector.

Higino Carneiro lembrou que a província do Cuando Cubango faz fronteira com as repúblicas da Namíbia e Zâmbia, uma proximidade que ainda não tem sido muito bem aproveitada.

Hoje, segunda-feira, a delegação de empresários do Zimbabwe deslocou-se a comuna do Longa, município do Cuito Cuanavale, com o propósito de constatar a fábrica de arroz.

Consta do programa de visita dos empresários zimbabueanos, encabeçada por Munyaradzi Paul Mangwana, visita ao perímetro irrigado do Missombo, município de Menongue, ao Polo Industrial de Menongue.

A visita dos homens de negócios do Zimbabwe a província do Cuando Cubango termina nesta terça-feira.

Angop / Expansão

Logo Jornal EXPANSÃO Newsletter gratuita
Edição da Semana

Receba diariamente por email as principais notícias de Angola e do Mundo