Saltar para conteúdo da página

Logo Jornal EXPANSÃO

EXPANSÃO - Página Inicial

Angola

Estado perde 35% do valor investido na indústria têxtil, mas paga dívida ao Japão

Quase 800 milhões USD

O Estado deverá perder quase 800 milhões USD com as três indústrias têxteis que recentemente foram concessionadas a duas empresas privadas (uma nacional e outra estrangeira). Isto porque há uns anos foram reabilitadas com o financiamento de 1,2 mil milhões USD de uma linha de crédito japonesa e, na melhor das hipóteses, as empresas que ganharam a concessão apenas pagarão cerca de 400 milhões USD caso decidam exercer a opção de compra.

O Expansão apurou junto de uma fonte do Governo que o Estado vai pagar a dívida de 1,2 mil milhões USD, valor que serviu para restruturação das fábricas África Têxtil, localizada em Benguela, recentemente reinaugurada pelo Presidente da República, João Lourenço, bem como da Comandante Bula, ex-SATEC, no Cuanza-Norte e da Textang II, em Luanda. Segundo o site do Instituto de Gestão de Activos e Participações do Estado (IGAPE), com a compra das fábricas, o valor total de alienação das três unidades será de 268 mil milhões Kz. À taxa de câmbio desta quarta-feira, é equivalente a 422 milhões USD. Desta forma, e na melhor das hipóteses, o Estado perde 778 milhões USD do valor investido.

A fábrica Comandante Bula, ex-SATEC, (Kwanza-Norte) e África Têxtil (Benguela) estão a ser geridas pela empresa A BAOBAB Coton Group, com sede no Zimbabué, que venceu o concurso para cessão do direito de exploração e gestão das unidades. Assim, o valor anual fixo da Comandante Bula, ex-SATEC é de cerca de 311 milhões de Kz, que serão pagos num período de 15 anos, com pagamentos variáveis de 5% sobre o valor das receitas anuais. O investidor poderá exercer a opção de compra depois de 10 anos e até ao fim do contrato, sendo o valor de compra avaliado em mais de 100 mil milhões de Kz, descontados os valores pagos até ao momento do exercício da opção de compra.

(Leia o artigo integral na edição 614 do Expansão, de sexta-feira, dia 5 de Março de 2021, em papel ou versão digital com pagamento em Kwanzas. Saiba mais aqui)

Logo Jornal EXPANSÃO Newsletter gratuita
Edição da Semana

Receba diariamente por email as principais notícias de Angola e do Mundo