Grupo empresarial investe USD 20 milhões em pólo de desenvolvimento integrado
O grupo empresarial de Integração e Desenvolvimento de Empresas "Unione" investiu, desde 2013, vinte milhões de dólares, num projecto de construção de um pólo de desenvolvimento integrado e sustentável no município da Humpata, província da Huíla.
A informação foi prestada esta terça-feira à imprensa pelo administrador do referido grupo, Fernando Gomes, no final de uma visita que a vice-governadora da Huíla para o sector político e social, Maria João Chipalavela, efectuou ao local da implantação do projecto.
Fernando Gomes disse que o projecto tem por objectivo desenvolver e promover os investidores externos e nacionais a implementar as suas acções no pólo, sendo que o mesmo começou a ser desenvolvido em 2013 e abrange as áreas de urbanismo, agricultura, turismo, desporto e comércio.
Disse que o pólo vai contar com oito áreas, entre industriais e comerciais com 60 estabelecimentos, escolas, residencial com 120 habitações, um stand para comercialização de produtos agrícolas, três salas de conferências, quadras desportivas e um centro de estágio.
O projecto, a ser desenvolvido numa área de 415 hectares, vai contar também com um hotel com capacidade de 120 quartos, postos policiais e espaços verdes.
Fernando Gomes referiu que os estudos de viabilidade feitos determinam que o mesmo vai integrar todas as empresas num só local, permitindo que as pessoas que residem na sede do município tenham a oportunidade em fazer a desconcentração urbana.
Em relação aos aspectos ambientais, o responsável da Unione disse que foram feitos estudos e preservou-se este factor, uma vez que o projecto foi implementado num dos aquíferos mais importantes de Angola que é "A Serra de Chela".
Angop/Expansão