Saltar para conteúdo da página

Logo Jornal EXPANSÃO

EXPANSÃO - Página Inicial

Angola

Inadec aconselha cidadãos a conterem gastos no Natal

Consumo

O responsável do núcleo do Instituto Nacional de Defesa do Consumidor (Inadec), no Kwanza Norte, Manuel Jorge, instou esta quarta-feira os cidadãos da província, a pautar pela contenção de gastos financeiros durante a quadra festiva, para evitar ropturas na economia doméstica durante os primeiros meses do próximo ano.

Em entrevista à Angop, Manuel Jorge aconselha as famílias a fazer uma listagem dos produtos necessários e indispensáveis para o consumo doméstico durante as festas de natal e da passagem de ano, no sentido de fazer alguma poupança durante os primeiros meses do próximo ano.

O responsável disse constatar-se com frequência, nesta fase do ano, a existência de um grande número de cidadãos que fazem compras desnecessárias em virtude da azáfama e da preocupação em viver um natal condigno com a família e parentes, tendo sublinhado a necessidade de serem selectivos e cautelosos na realização dos gastos financeiros.

Assegurou que a poupança deve ser uma das prioridades das famílias pelo facto do Estado e as instituições privadas pagarem já os salários e subsídios de natal, situação que para si deve constituir um motivo para os cidadãos optarem em fazer alguma poupança destinadas a atender algumas situações imprevisíveis.

"Antes de fazer compras, aconselhamos os consumidores a elaborar uma lista de necessidades dos produtos a serem adquiridos no sentido de acautelar os limites de compras e evitar esbanjamentos", referiu.

Manuel Jorge disse ser igualmente importante que os cidadãos estejam atentos, nesta época do ano, com a conservação dos produtos, devendo para o efeito, se preocupar em observar a rotulagem para certificação do prazo de validade para prevenção de doenças, decorrentes do consumo de alimentos com prazo de validade vencidos.

Para o responsável, as condições higiénicas dos estabelecimentos comerciais deve constituir também um dos pormenores que os cidadãos deverão ter em atenção, de modo a evitar comprar produtos contaminados ou deteriorados por mal conservação.

Angop / Expansão

Logo Jornal EXPANSÃO Newsletter gratuita
Edição da Semana

Receba diariamente por email as principais notícias de Angola e do Mundo