Jovens no Cangolo ganham primeiro emprego
Vinte jovens com idades compreendidas entre 18 e 30 anos encontraram o primeiro emprego esta sexta-feira, na localidade do Cangolo, municípo do Lubango, com o lançamento de um projecto de aquicultura.
Avaliado em cerca de 150 milhões de Kwanzas, este é um investimento privado, composto por dez tanques, com a capacidade para a reprodução de 125 quilogramas de peixes e a despesca de cerca de seis mil toneladas. Os jovens vão trabalhar no processo de reprodução de peixe e venda do produto.
Em declarações à Angop, o aquicultor da Fazenda AJYNP LDA e proprietário do projecto, João Emanuel da Silva, disse que este existe há quatro meses e vai dinamizar a economia na circunscrição e garantir à população a obtenção de um produto a preço acessível.
Estamos a implementar o projecto há quatro meses e está a decorrer nos trâmites pré-estabelecidos, estou a espera de financiamentos de cerca de 300 milhões de Kwanzas para dar continuidade ao mesmo. A previsão é construir mais 40 tanques, para perfazer um total de 50, construir um laboratório e áreas para fazer o alvino para a despesca, realçou.
João Emanuel Silva explicou que os peixes são criados num período de quatro meses e após este tempo estão prontos para o abate e serem consumidos.
Por sua vez, António Mulepe, um dos funcionários enalteceu a iniciativa do fazendeiro por dar oportunidade aos jovens que se encontravam no desemprego.
O lançamento oficial do projecto foi feito pelo director provincial da agricultura, desenvolvimento rural e pescas, Lutero Campos.
Angop/Expansão