Luanda acolhe primeiro salão da indústria
A Expoindústria - primeiro Salão da Indústria Angolana - que visa valorizar o "Feito em Angola", realiza-se de 20 a 21 deste mês, em Luanda, com o objectivo de promover a indústria transformadora nacional, exibindo as suas capacidades e contribuindo para alavancar o sector industrial.
O certame, destinado igualmente a estabelecer um marco que torna visível a importância da indústria nacional, vai analisar temas como Salão da indústria nacional, Valorizar o Feito em Angola, Diagnóstico da situação actual da indústria angolana, O papel institucional do Executivo no apoio às empresas industriais e o Financiamento da actividade industrial.
Participam do evento, representantes das indústrias alimentares, de bebidas, têxtil, vestuário, calçado, madeira, pasta, papel e cartão, química, farmacêutica, dos minerais e dos materiais de construção, metalúrgicas de base, produtos metálicos, máquinas e do material de transporte.
O Ministério da Indústria pretende, com esta primeira iniciativa, reforçar o apoio do Executivo às iniciativas dos empresários industriais, estimulando um maior investimento na indústria nacional, assim como reflectir sobre a importância do consumo dos produtos feitos em Angola.
O director do Instituto de Desenvolvimento Industrial de Angola (IDIA), António David Dias da Silva, disse hoje, segunda-feira, na cerimónia de apresentação do evento, que a indústria angolana tem a missão de diversificar a economia, substituir as importações, aumentar as exportações, reduzir o desemprego e combater à pobreza, coesão territorial e o combate à desertificação.
Referiu que o Censo da Indústria de Angola (CIang), em curso neste momento no país, vem demonstrando que a produção industrial interna tem crescido a níveis mais positivos do que as expectativas, pelo que torna-se recomendável desenvolver novas iniciativas que reconheçam esta realidade.
No âmbito da Expoindústria, que se prevê doravante acontecer todos os anos, foi instituído recentemente, em Luanda, o Prémio Expoindústria de Jornalismo (PEJ), que visa premiar as melhores matérias veiculadas na imprensa nacional sobre o Primeiro Salão da Indústria Angolana.
Este ano, o primeiro salão da indústria vai decorrer sob o lema Valorizar o Feito em Angola e visa mostrar a qualidade dos produtos nacionais e o que de melhor se faz em termos de investimentos industriais no país.
Expansão/Angop