Ministério da Geologia e Minas assina contrato de construção de infra-estruturas
Um contrato para construção de infra-estruturas ligadas ao Plano Nacional de Geologia (PLANAGEO) foi assinado hoje, em Luanda, entre o Instituto Geológico de Angola (IGA) e a empresa chinesa CITIC.
O contrato avaliado em cerca de 6,2 mil milhões de kwanzas, contempla as vertentes da construção de laboratórios, sede e redes correspondentes, equipamentos, assistência técnica e formação.
Na ocasião, o director-geral do Instituto Geológico de Angola (IGA), Mankenda Ambroise, referiu que as obras terão início dentro de 15 meses, a partir da adjudicação do contrato.
Referiu que a construção destas infra-estruturas no país representa uma nova página na história da investigação geológica mineira, pois com elas será possível trabalhar de forma séria.
"Havendo infra-estruturas no território nacional, de forma inegável teremos o controlo de toda a informação que nós queremos ou seja vai facilitar a investigação geológica mineira do território nacional assim como outros cientistas poderão ter espaço para fazer a suas investigações." Sublinhou.
O ministro da Geologia e Minas, Francisco Queiroz, disse, na ocasião, que a assinatura do projecto se reveste de importância, pois trata-se de uma obra de importância estratégica para o desenvolvimento da indústria mineira em Angola.
Disse que a intervenção do Instituto Geológico de Angola nesta iniciativa se situa no ponto central de todo projecto.
Depois da assinatura do contrato, disse, o passo seguinte será a construção das infra-estruturas.
"Pelo contrato nós teremos 18 meses para concluir a obra. Faço votos para a obra tenha o cumprimento dos planos e dos prazos e os resultados que todos nós esperamos." Concluiu Francisco Queiroz.
Pelo IGA assinou o contrato de construção o seu director, Mankenda Ambroise, enquanto pela empresa chinesa o vice-director da zona Africa da Citic, Liu Gui Gen.
Angop / Expansão