Morreu João Macedo, fundador de um dos maiores projectos agro-industriais em Angola
João Macedo, empresário, CEO do Grupo Agro Líder, que faleceu esta terça-feira vítima de um acidente em Lisboa, fundador de um dos maiores projectos agro-industriais em Angola, foi definido pelo ministro da Economia e Planeamento, Sérgio Santos, como um visionário, disciplinado e pragmático.
Na nota de condolências emitida esta tarde, Sérgio Santos ergueu a empresa Agrolíder "como exemplo de sucesso a seguir", tendo demonstrado" que é possível produzir em Angola, gerar renda, emprego e exportar bens com a qualidade que os mercados externos exigem".
A informação sobre a morte do empresário português foi divulgada pelo Conselho Económico e Social, criado pelo Presidente João Lourenço, e que João Macedo integrava.
Na nota enviada é destacado o "grande impulsionador do desenvolvimento agro-pecuário no nosso país e lutador da classe empresarial angolana".
Produtor de banana na província angolana do Bengo, produz 75 mil toneladas de banana por ano e emprega 1.100 trabalhadores. O grupo exporta para Portugal, Marrocos e África do Sul e possui duas unidades de produção, a Fazenda Bumba Longa (Cuanza Sul) e a Fazenda do Caxito (Bengo).
No conjunto, os 4.500 hectares de plantio produzem em média, por ano, 60.000 toneladas de frutícolas e hortícolas que se destinam a abastecer o mercado angolano.
A Grupo Líder conta ainda com dois polos industriais para transformação dos produtos agrícolas, um em Catete e outro no Caxito, tendo também investimentos na agro-pecuária e piscicultura.
De acordo com informações da administração do grupo empresarial, a Agro Líder investiu 221 milhões de dólares nos últimos sete anos em quatro fazendas agrícolas da Novagrolider, no País.
O valor foi investido em fazendas agrícolas, de pecuária e piscicultura, localizadas no Bom Jesus, com 200 hectares, Caxito (500 hectares), Quibala (8.500 hectares) e Porto Amboim (10.000 hectares).