Saltar para conteúdo da página

Logo Jornal EXPANSÃO

EXPANSÃO - Página Inicial

Angola

Morreu o empresário Sindika Dokolo aos 48 anos

Angola

De acordo com diversas fontes, citadas pela imprensa internacional, o empresário congolês, Sindika Dokolo, marido de Isabel dos Santos, morreu esta quinta-feira no Dubai, vítima de afogamento enquanto fazia mergulho livre, em apneia, atividade que praticava com frequência.

Vários meios de comunicação social congoleses referem que Dokolo terá sido vítima de paragem cardíaca e afogamento.

"Foi durante um mergulho que você partiu para a eternidade, uma atividade habitual que te tirou da luta e dos seus entes queridos", lamentou na sua conta no Twitter Michée Mulumba, assistente pessoal do chefe de Estado da RDC, Félix Tshisekedi.

Sindika Dokolo, de 48 anos, nasceu em Kinshasa, no antigo Zaire, atual República Democrática do Congo, filho do banqueiro congolês, Augustin Dokolo Sanu, e de mãe dinamarquesa, Hanne Taabbel. Cresceu entre a Bélgica e França, onde se formou em Economia, Comércio e Línguas Estrangeiras na Universidade Pierre e Marie Currie, em Paris.

Casou-se com Isabel dos Santos, em 2002, com quem tinha quatro filhos.

Enquanto empresário foi membro do conselho de administração da empresa cimenteira angolana Nova Cimangola e também da Amorim Energia, que tem uma posição indireta de 33,34% na Galp, e acionista da empresa de joalharia de luxo De Grisogono.

Sindika era o maior colecionador de arte contemporânea em África. Crítico do regime do ex-Presidente Joseph Kabila na República Democrática do Congo, Sindika Dokolo esteve cerca de cinco anos no exílio, devido aos processos movidos contra si em Kinshasa, tendo regressado apenas em maio de 2019, já depois da chegada ao poder de Félix Tshisekedi, que tomou posse como chefe de Estado congolês em janeiro.

Os negócios de Sindika Dokolo estavam a ser investigados pela justiça angolana, na sequência das revelações do Consórcio Internacional de Jornalistas que ficaram conhecidas como "Luanda Leaks".

Logo Jornal EXPANSÃO Newsletter gratuita
Edição da Semana

Receba diariamente por email as principais notícias de Angola e do Mundo