"O nível de desperdício na rede de energia eléctrica do País é de 40%", Paulo Moreira
O nível de desperdício rede energia eléctrica do País é de 40%, segundo avançou Paulo Moreira, Managing Partner da Forvis Mazar que falava durante III Fórum Energia e Ambiente do Expansão, que decorre, neste momento, em Luanda. Paulo Moreira aborda o "Desperdícios na rede e impacto nas tarifas".
Segundo o consultor, se as autoridades continuarem a fazer projectos de investimentos que só olham para a produção e distribuição, sem ter em conta a componente "controlo das perdas técnicas e controlo de roubo", a população não sentirá os resultados.
"Quando preparamos os investimentos temos que preparar também a salvaguarda e o controlo destes investimentos... porque estaremos a criar energia final que não consegue ser entregue aos consumidores e não tem qualquer proveito", afirmou.
Assim, para Paulo Moreira, a distribuição é uma alavanca fundamental para o desenvolvimento económico e social, já que um serviço contínuo com poucas interrupções apoia a economia.
"Apoia o crescimento e melhora a qualidade de vida, enfrentando três grandes desafios que são igualmente três chaves para uma rede moderna, robusta e sustentável, nomeadamente, a fiabilidade, rentabilidade e antecipação", apontou.