Plano de Acção para a Promoção da Empregabilidade prevê criar 83 mil empregos
No quadro do Plano de Acção para a Promoção da Empregabilidade (PAPE), o Executivo prevê criar, até 2021, 83 mil empregos, segundo anúncio da ministra da Administração Pública, Trabalho e Segurança Social. Teresa Dias esclareceu que os postos de trabalho serão criados no quadro do PAPE, cuja estratégia de operacionalização foi apreciada na oitava reunião da Comissão Económica do Conselho de Ministros.
Em declarações à imprensa, Teresa Dias disse que a estratégia apresenta um modelo de empregabilidade com padrões de qualidade de referência internacional, com foco na criação de emprego para jovens angolanos. O PAPE tem como objectivos fomentar o empreendedorismo entre os jovens, nos domínios técnico-profissional e de gestão de pequenos negócios, e contribuir para o processo de promoção da inclusão financeira, fiscal e social da juventude, melhorando o rendimento familiar
De salientar que este Plano de Acção está definido para funcionar em articulação com os programas de Apoio à Produção, Diversificação das Exportações e Substituição das Importações (PRODESI), de Reconversão da Economia Informal (PREI) e Integrado de Desenvolvimento do Comércio Rural (PIDCR).