Saltar para conteúdo da página

Logo Jornal EXPANSÃO

EXPANSÃO - Página Inicial

Angola

Mudança dos voos internacionais para o novo aeroporto volta a ter nova data, agora deve ser até 30 de Setembro

É quarta data este ano

É quarta data este ano: primeiro em Março, depois em Junho, em seguida esticou-se para Outubro e agora recuou-se para Setembro. As companhias aéreas têm 15 dias úteis, a contar da entrada em vigor do decreto, para informar o operador aeroportuário sobre a data efectiva da mudança, devendo ainda garantir a contratação de prestadores de serviços certificados até à transferência.

A transferência dos voos internacionais para o Aeroporto Internacional António Agostinho Neto (AIAAN) volta a ter nova data, já que o ministério dos Transportes definiu, esta terça-feira, que a mudança deve ser feita até 30 de Setembro, quando há duas semanas o secretário de Estado para os sectores da Aviação Civil, Marítimo e Portuário, Rui Carreira avançou que seria em Outubro.

A medida, segundo uma nota do ministério dos Transportes, consta do Decreto Executivo nº 06/2025 de 27 de Maio e define que as companhias aéreas têm 15 dias úteis, a contar da entrada em vigor do decreto, para informar o operador aeroportuário sobre a data efectiva da mudança, devendo ainda garantir a contratação de prestadores de serviços certificados até à transferência.

Segundo o Ministério, a medida responde à actual conjuntura operacional e social, promovendo uma transição coordenada, segura e alinhada com os padrões internacionais, sem comprometer o interesse dos passageiros e dos operadores.

O Expansão já tinha escrito em Março que o novo aeroporto só deveria ter voos internacionais depois das férias de verão no hemisfério sul, uma vez que existe um grupo de processos necessário completar e que não tem apenas a ver com Angola. Depende das garantias que é necessário dar às companhias aéreas internacionais que operam para o nosso território, da inscrição das "novas rotas" no espaço aéreo internacional (novos códigos), e da aprovação por parte das instituições que gerem o sector da aviação civil em termos mundiais.

Desde que as negociações com a SwissPort quebraram que se percebeu que seria impossível cumprir com os prazos que tinham sido avançados, primeiro em Março, depois Junho e chegou-se a apontar a última semana de Outubro e agora 30 de Setembro. Esta necessidade de avançar com datas tem muito a ver com a pressão do poder político e pouco com as necessidades reais no terreno.

Logo Jornal EXPANSÃO Newsletter gratuita
Edição da Semana

Receba diariamente por email as principais notícias de Angola e do Mundo