Saltar para conteúdo da página

Logo Jornal EXPANSÃO

EXPANSÃO - Página Inicial

Angola

Preços dos bilhetes dos comboios vão chegar aos 150 e 600 kz até ao final do ano

FMI IMPÕE FIM AOS SUBSÍDIOS DO ESTADO

Os passageiros dos comboios suburbanos de 2.ª e 3.ª classes vão pagar o bilhete, a partir de sexta-feira, a 210 e 60 kz. Mas até final do ano, a tarifa tem de chegar aos 600 e 150 kz, respectivamente, com o fim da subsidiação.

Os preços dos bilhetes dos Caminho-de-Ferro de Luanda (CFL) vão subir, até ao final do ano, com os de 2.ª classe a serem fixados em 600 kz e os de 3.ª classe em 150 kz, numa lógica de subida gradual dos preços, que tem início esta sexta-feira, apurou o Expansão junto de fonte oficial.

A subida é resultado do acordo com o Fundo Monetário Internacional (FMI), que obriga o Governo a pôr fim à subsidiação em vários sectores, entre eles o dos transportes públicos.

Os utilizadores dos comboios suburbanos de 3.ª classe vão assistir a uma duplicação de 100% das tarifas dos bilhetes, pagando 60 kz e os de 2.ª classe 5%, passando a custar 210 kz nas estações do Bungo/ Catete/ Bungo.

"Face às despesas da empresa, o actual preço dos bilhetes que se pratica é inconciliável porque na realidade o bilhete real deveria estar avaliado em 600 kz para 2.ª e 150 kz para 3.ª classe. No entanto, este diferencial enorme que existe tem contribuindo para os problemas da empresa, por isso estamos a fazer este reajuste paulatinamente", justifica fonte oficial.

A primeira subida da tarifa dos bilhetes atinge os comboios suburbanos por registarem maior subsidiação do Estado no sector dos transportes ferroviários.

Sem uma data para o reajuste, as tarifas dos bilhetes dos comboios de médio curso Luanda-Dondo (1.500 kz) e longo curso Luanda-Ndalatando (1.500 kz) e Malanje (3.000 kz) permanecem inalteráveis. (...)

(Leia o artigo integral na edição 536 do Expansão, de sexta-feira, dia 9 de Agosto de 2019, em papel ou versão digital com pagamento em Kwanzas. Saiba mais aqui)

Logo Jornal EXPANSÃO Newsletter gratuita
Edição da Semana

Receba diariamente por email as principais notícias de Angola e do Mundo