Saltar para conteúdo da página

Logo Jornal EXPANSÃO

EXPANSÃO - Página Inicial

Angola

Quilate dos diamantes da Mina do Lulo com preço médio 15 vezes acima do preço do mercado

Catorze gemas vendidas a 2 mil USD o quilate

A produção de diamantes da Mina do Lulo está a ser ampliada, com novas descobertas a revelar reservas em quimberlitos, e espera-se, até ao final de 2020, a recuperação de 30 mil quilates de diamantes. No ano passado, a venda dos diamantes extraídos do Lulo atingiu os 150 milhões USD. A mina recuperou o maior diamante dos últimos 100 anos da história da exploração de diamantes em Angola.

O preço médio do quilate dos diamantes extraídos na mina do Lulo, na Lunda Norte, ronda os 2 mil USD, tendo em conta o grau de qualidade das gemas aí produzidas.

Em cinco anos de existência, a qualidade das pedras daquele projecto mineiro tornaram a mina na jóia de diamantes do País.

Com o início da exploração comercial em 2015, a mina já produziu 15 pedras preciosas especiais, algumas das quais vendidas em dois leilões por concurso fechado, no âmbito da nova política de comercialização de diamantes em vigor no País.

Gerida pelos australianos da Lucapa Diamond, a mina destaca-se entre a indústria diamantífera do País, por produzir gemas com quila- tes de teor acima dos 10 quilates que chegam a valer mais de 2 mil USD.

O Lulo produziu, nos últimos cinco anos, os dois maiores diamantes registados na história da indústria diamantífera de Angola, pesando 404 e 227 quilates respectivamente.

No segundo leilão fechado, realizado em finais do ano passado, o preço médio do quilate dos diamantes extraídos no Lulo chegaram a ser vendidos a 1.197,43 USD.

Fontes do Expansão indicam que a particularidade da qualidade das gemas especiais extraídas naquele projecto mineiro, catapultaram o País para o grupo dos produtores das melhores gemas de diamantes a nível do mundo.

(Leia o artigo integral na edição 578 do Expansão, de sexta-feira, dia 12 de Junho de 2020, em papel ou versão digital com pagamento em Kwanzas. Saiba mais aqui)

Logo Jornal EXPANSÃO Newsletter gratuita
Edição da Semana

Receba diariamente por email as principais notícias de Angola e do Mundo