Sector do Comércio cria centro logístico e entreposto comercial no Soyo
O Ministério do Comércio quer aproveitar as novas infra-estruturas do porto seco, adstritas ao porto comercial do Soyo, para criar centros logísticos e entrepostos comerciais a nível da província do Zaire, anunciou o secretário de Estado do Comércio Externo, Alexandre David Costa.
Alexandre David Costa falava no final de uma visita de trabalho de algumas horas ao município do Soyo onde, nesta segunda-feira, avaliou o funcionamento do sector do comércio a nível da região.
Em declarações à imprensa, o governante disse existirem já contactos avançados com o Ministério dos Transportes para um possível acordo de exploração conjunta desta infra-estrutura (porto seco), cujas obras encontram-se já em fase conclusiva.
No quadro da expansão da rede comercial em todo o território nacional, disse, o Ministério do Comércio está a implantar centros logísticos e entrepostos comerciais em algumas regiões do país, para impulsionar a iniciativa dos investidores locais.
Explicou que os centros logísticos e entrepostos comerciais têm como objectivo, armazenar os bens produzidos em cada região do País e depois tratá-los para serem distribuídos noutros mercados nacionais.
Questionado sobre os benefícios da criação dos centros logísticos e interpostos comerciais um pouco por todo o País, o secretário sublinhou que estes visam promover a produção interna já que o objectivo é absorver os produtos locais para depois serem comercializados noutros pontos de Angola.
Argumentou que este é o modelo que se pretende para se criar condições que favoreçam o aumento da oferta de bens transaccionáveis, com vista a diversificar o crescimento da economia angolana fora do sector petrolífero.
Expansão/Angop