Saltar para conteúdo da página

Logo Jornal EXPANSÃO

EXPANSÃO - Página Inicial

Angola

Sociedade Mineira do Chitotolo acusa SODIAM de trocar diamantes para venda

EXCLUSIVO

A Sociedade Mineira do Chitotolo, que opera na Lunda Norte, em depósito secundário, acusa a Sociedade de Comercialização de Diamantes de Angola (SODIAM) de "trocar diamantes" de maior valor por outros de menor valor, entregues num lote pela sociedade para a posterior venda.

A informação consta de uma carta datada de 12 de Junho, a que o Expansão teve acesso, dirigida ao presidente do conselho de administração da SODIAM, Bravo da Rosa. "No passado dia 12 de Junho a nossa avaliadora Svetlana apercebeu- se de diferenças nas pedras que compunham a fracção de 6Ct, tendo reparado que eram mais escuras e de menor qualidade. Prontamente agiu em conformidade, junto do Corpo de Segurança que se encontrava na sala de avaliação", refere o documento.

A empresa revela, no documento, que cumpriu com todos os procedimentos exigidos à actividade de produtor de diamantes, incluindo "fotografias tiradas na Central de Escolha da mina dos lotes enviados a Luanda". Posteriormente, assim que o lote chegou a Luanda foi pesado e fotografado, cumprindo assim a segunda fase dos procedimentos para a venda e certificação de diamantes.

(Leia o artigo na integra na edição 481 do Expansão, de sexta-feira 13 de Julho de 2018, em papel ou versão digital com pagamento em Kwanzas. Saiba mais aqui).

Logo Jornal EXPANSÃO Newsletter gratuita
Edição da Semana

Receba diariamente por email as principais notícias de Angola e do Mundo