Sonangol liquida Banco Habitacional para entrar no novo BESA
Criado no princípio de 2013 para resolver o problema da casa própria dos trabalhadores da petrolífera e suas concessionárias, mas também do País, através da extensão do regime de renda resolúvel ao mercado imobiliário nacional, o Banco de Poupança e Promoção Habitacional será extinto sem nunca ter saído do papel.
A Sonangol vai extinguir o Banco de Poupança e Promoção Habitacional (BPPH), apurou o Expansão. A decisão foi tomada em reunião extraordinária do conselho de administração da petrolífera cerca de uma semana antes de ser conhecida a sua entrada no capital do ex-BESA, agora Banco Económico. Em pouco mais de um ano, é o segundo banco que a Sonangol mata antes que veja a luz do dia. Ou, visto de outra forma, com a entrada no Banco Económico, a Sonangol entra, num ano, em três bancos. Só que dois nunca saíram do papel.
Depois de ter anunciado, em Setembro do ano passado, a extinção do Banco de Promoção para o Desenvolvimento (BPD), uma parceria com o banco estatal luso Caixa Geral de Depósitos (CGD) lançada em 2009, aquando da visita oficial a Portugal do Presidente José Eduardo dos Santos, a Sonangl prepara-se agora para extinguir o BPPH.
Ao que o Expansão apurou, a liquidação do banco foi aprovada em reunião extraordinária do conselho de administração no dia 24 de Outubro passado - cerca de uma semana antes de o Banco Nacional de Angola (BNA) ter anunciado a solução para o BESA, que passou, nomeadamente, pela entrada da Sonangol no capital do Banco Económico.
Continue a ler na edição impressa disponível nas bancas a partir desta sexta-feira