Saltar para conteúdo da página

Logo Jornal EXPANSÃO

EXPANSÃO - Página Inicial

Angola

200 mil euros da União Europeia para segurança marítima e gestão das pescas

Acordos assinados em Luanda

Segurança Marítima e Economia Azul, com foco nas pescas, são as áreas dos três primeiros projectos financiados pela União Europeia, ao abrigo da Facilidade de Diálogo UE-Angola, programa que dispõe de 4 milhões de euros para investir em Angola nos próximos 48 meses

A lista de projectos aprovados na primeira fase, num montante global de 200 mil euros, foi divulgada pela embaixadora da União Europeia em Angola, Jeannete Seppen, durante o acto de assinatura de dois dos três acordos.

Na área da segurança marítima, foi aprovado um Projecto de Capacitação Técnica financiado em 97,9 mil euros, e que resulta de uma parceria entre o Ministério da Defesa Nacional e Veteranos da Pátria de Angola e do Ministério da Defesa Nacional de Portugal.

Na área da economia azul foram aprovados dois projectos: Revisão da avaliação das espécies de pequenos pelágicos, financiado em 59,6 mil EUR e o Projecto de diálogo sobre Economia azul para melhorar a gestão da pesca e de outros sectores marítimos a nível nacional, custeado em 40 mil EUR. O primeiro é uma parceria do Instituto Nacional de Investigação Pesqueira e Marinha de Angola e o Departamento de Oceanografia e Pesca da Universidade dos Açores de Portugal e o segundo resulta de uma cooperação entre a Direcção Nacional dos Assuntos do Mar do Ministério da Agricultura e Pescas de Angola (MINAGRIP) e a Team Finland, da Finlândia.

Durante o evento foram, apenas, rubricados os acordos dos projectos da área da economia azul, pelo director nacional dos assuntos do mar, António José da Silva e por João Gama em representação da directora geral do instituto nacional de investigação pesqueira, Filomena Vaz Velho. Ficou por assinar o acordo de financiamento do projecto na área da segurança marítima, que aguarda agendamento.

"Para o financiamento atribuído às três propostas selecionadas e que nos reúnem, neste momento, foram reservados 200 mil euros, que cobrem de forma integral as propostas das principais áreas temáticas, nomeadamente a capacitação técnica da marinha angolana, melhoria de gestão de recursos de pequenos pelágicos de Angola e a gestão da pesca e sectores marítimos de Angola", frisou a embaixadora da União Europeia em Angola, Jeannete Seppen.

O programa Facilidade de Diálogo UE-Angola é um projecto financiado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento no contexto do Acordo Caminho Conjunto Angola - União Europeia, que vai apoiar a concretização de iniciativas de diálogo entre parceiros angolanos eeuropeus, neste caso, nas áreas da segurança marítima e economia azul.