45% dos poços petrolíferos em Angola estão fechados
Cerca de 45% dos 1.630 poços de petróleo perfurados no País estão fechados, embora nem todos definitivamente abandonados, disse, esta segunda-feira, a administradora executiva da Agência Nacional de Petróleo, Gás e Biocombustíveis (ANPG), Ana Miala, que falava à imprensa, num encontro denominado "Matabicho com jornalistas", em Luanda.
Ana Miala, adiantou que há, distribuídos pelas várias concessões petrolíferas, 760 poços fechados por avarias mecânicas, problemas técnicos ou esgotamento de reservas, dos quais apenas 70 são 'onshore'.
Alguns deles serão abandonados definitivamente por terem esgotado as reservas, enquanto outros serão reabertos quando houver oportunidade, acrescentou a responsável da ANPG à margem de um encontro com jornalistas onde foi feito um balanço das atividades da concessionária nacional e apontadas perspectivas para os próximos anos.
Ana Miala indicou que "há muito trabalho a ser feito" para melhorar a atração do investimento para o setor petrolífero angolano, entre os quais um projeto de produção incremental que vai permitir aos operadores aumentarem os investimentos para maximizar a produção.
"O projeto de produção incremental vai dar esta oportunidade aos operadores voltarem a investir nos poços", adiantou, explicando que envolve também alterações quanto às condições de partilha entre o Estado e o grupo investidor.