Saltar para conteúdo da página

Logo Jornal EXPANSÃO

EXPANSÃO - Página Inicial

Angola

Angola e Nigéria lutam pela liderança na produção de petróleo

PAÍS ULTRAPASSA A NIGÉRIA EM MAIO

Até Maio, apesar de a produção continuar a cair, Angola apresentou 1,176 milhões de barris de petróleo por dia posicionando-se acima da Nigéria, que produziu 1,0 milhões de barris, uma queda de quase 20% face ao mês anterior.

A produção de petróleo em Angola caiu de 1,183 milhões de barris por dia, em Abril, para 1,162 milhões em Maio, mas beneficiou de uma queda ainda superior por parte da Nigéria, cuja produção caiu de 1,219 milhões de barris, em Abril, para 1,024 milhões no mês seguinte, perdendo assim a liderança dos maiores produtores na África subsaariana. O País ultrapassou a Nigéria como o maior produtor de petróleo na África subsaariana ao bombear 1,1 milhões de barris por dia, ao passo que a Nigéria chegou apenas ao milhão de barris diários.

Num relatório, a OPEP apresenta dois dados relativamente à produção, sendo que, por um lado, calcula a produção para exportação com base em fontes secundárias, mas apresenta também os dados que são disponibilizados pelos próprios países produtores. Os números enviados pelas autoridades dos dois países indicam que Angola ultrapassou a maior economia africana mas, tendo em conta os dados calculados pela OPEP com base nestas fontes secundárias, então a Nigéria mantém-se na liderança entre os maiores produtores de petróleo na África subsaariana.

Os dados com base em fontes secundárias mostram que a Nigéria, apesar de uma redução na produção de cerca de 45 mil bar[1]ris por dia, bombeou 1,306 milhões de barris de petróleo diários, em Abril, e 1,262 milhões em Maio, acima dos 1,176 milhões de barris produzidos em Angola, que praticamente manteve a produção entre Abril e Maio.

Em Janeiro deste ano, o Expansão apontava a culpa da redução na produção petrolífera em Angola pela falta de investimentos na exploração e pelo envelhecimento das instalações e dos campos petrolíferos, sublinhando que "se por um lado a falta de investimentos na exploração não permite a reposição das reservas e o aumento ou manutenção dos níveis de produção, já o envelhecimento das instalações provoca paragens nos programas e retira também alguns barris à produção".

Em Maio, os 13 países da OPEP produziram, de acordo com as fontes secundárias da organização, uma média de 28,5 milhões de barris por dia, o que representa cerca de 176 mil barris diários a menos do que em Abril.