Saltar para conteúdo da página

Logo Jornal EXPANSÃO

EXPANSÃO - Página Inicial

Angola

Angola financia-se junto do BIRD em 150 milhões de dólares

Para financiar Plano Estratégico de Preparação e Combate à pandemia

Presidente João Lourenço aprovou o empréstimo de 150 milhões de dólares, cabe agora à ministra das Finanças, Vera Daves de Sousa, a conclusão e gestão do acordo, de cujos detalhes, e para além do montante, não se sabe muito mais, sendo que se destina ao um plano estratégico de combate à pandemia

O Presidente João Lourenço aprovou um empréstimo de 150 milhões de dólares junto do Banco Internacional para o Desenvolvimento e Reconstrução (BIRD) para apoiar na resposta à covid-19.

O acordo de financiamento a celebrar com esta entidade do Banco Mundial destina-se à "cobertura do Projecto Estratégico de Preparação e Resposta à Covid-19 em Angola integrado no Plano Nacional de Preparação e Resposta à covid-19", refere o despacho de João Lourenço.

O diploma não explica como será distribuída a verba e como será aplicada, nem qual o prazo de financiamento.

O documento justifica a iniciativa com a necessidade de diversificar as fontes de financiamento e o alcance dos objectivos económicos e sociais de interesse público.

A ministra das Finanças, Vera Daves de Sousa, será responsável pela assinatura do acordo e documentação relacionada com o mesmo.