Saltar para conteúdo da página

Logo Jornal EXPANSÃO

EXPANSÃO - Página Inicial

Angola

Antigo ministro das Finanças, Eduardo Leopoldo Severim de Morais faleceu, em Lisboa, vítima de doença

Economista, iniciou o serviço público em 1990

A informação foi tornada pública através de um comunicado do Ministério das Finanças (MinFin), que dava conta da morte do antigo ministro Eduardo Leopoldo Severim de Morais, que se encontrava em tratamento na capital portuguesa

Eduardo Leopoldo Severim de Morais foi um antigo quadro do Governo angolano, que ocupou várias funções de relevo na área económica, a partir da década de 1990.

Severim de Morais foi membro do Secretariado do Programa de Saneamento Económico e Financeiro (SEF), vice-ministro do Trabalho para a área Económica (1990-1992), vice-ministro da Administração Pública, Emprego e Segurança Social (1992-1994), vice-ministro do Planeamento e Coordenação Económica (1994-1997).

O então economista teve maior destaque no MINFIN, onde começou como vice-ministro das Finanças de 1996 a 1997, passando depois para vice-ministro do Planeamento, entre 1997 e 2002.

O então chefe de Estado, José Eduardo dos Santos, requisitou o seu regresso no MinFin como vice-ministro das Finanças no período de 2002 a 2008, passando depois para ministro das Finanças, cargo que exerceu entre 2008 e 2010.

Como ministro das Finanças, Severim de Morais enfrentou a crise de 2008 e negociou com o Fundo Monetário Internacional (FMI), o primeiro programa de assistência e recuperação económica do País, o "Stand-by Arrangment", na altura, para fazer face aos choques da queda do preço do petróleo e à "crise do subprime" que contaminou o sistema financeiro internacional.

Licenciado em economia pela Universidade do Oriente, em Santiago de Cuba. Empenhou-se também no ensino e formação de quadros, enquanto docente universitário na Faculdade de Economia da Universidade Agostinho Neto, exercendo a actividade docente desde 1983.

Foi também professor convidado da Universidade Lusíada de Angola e do Instituto Superior Politécnico da Tundavala, no Lubango, na sua terra natal, onde residia.

"O seu abnegado e incontestado serviço à Pátria é certamente um traço e um legado que vai perdurar de forma indelével, especialmente para as gerações mais jovens de quadros deste ministério, ao qual serviu ao longo de vários anos e em diferentes funções" lê-se na nota de condolências no MINFIN, que, e a par de outros organismos público e privados, apresenta à família e amigos os mais sentidos pêsames.

Eduardo Leopoldo Severim de Morais deixa viúva, dois filhos e quatro netos.