Saltar para conteúdo da página

Logo Jornal EXPANSÃO

EXPANSÃO - Página Inicial

Angola

Desemprego pode subir para valores acima dos 32%

Estado da Nação

Os últimos dados do final do II semestre apontavam para taxa de 31,6%, sendo que a tendência aponta para o fecho de várias empresas, a taxa deve crescer, muitos passarão do emprego formal para o mercado informal

Dados do Fundo Monetário Internacional, divulgados durante a semana nos Encontros Anuais da instituição multilateral, estimam mais uma recessão de 0,7% para Angola em 2021, realidade que pressiona a conversão de trabalhadores formais em informais e aumenta a taxa de desemprego, que atingiu os 31,6% no final do primeiro trimestre.

No final de Junho, segundo o Instituto Nacional de Estatística (INE), a taxa oficial de desemprego era 32,7%, 1,1% menor do que no período homólogo, em Junho de 2020.

A população empregada subiu 5,3% para 10.715.234 nos primeiros seis meses do ano, um aumento de 540.775 pessoas em que apenas 33% dos trabalhos foram para o mercado formal, que, de acordo com cálculos do Expansão com base no inquérito do Instituto Nacional de Estatística (INE) sobre o sobre o Emprego em Angola, cresceu 9% para 2.171.615 empregos.

(Leia o artigo integral na edição 646 do Expansão, de sexta-feira, dia 15 de Outubro 2021, em papel ou versão digital com pagamento em kwanzas. Saiba mais aqui)

Logo Jornal EXPANSÃO Newsletter gratuita
Edição da Semana

Receba diariamente por email as principais notícias de Angola e do Mundo