Saltar para conteúdo da página

Logo Jornal EXPANSÃO

EXPANSÃO - Página Inicial

Angola

Porto de Luanda movimenta 7,5 milhões de toneladas de carga

PRODUTOS IMPORTADOS A GRANEL

Durante o primeiro semestre, o Porto de Luanda registou ainda a atracagem de 1.917 navios, na sua maioria de apoio à actividade petrolífera.

O Porto de Luanda movimentou, no primeiro semestre deste ano, 7,5 milhões de toneladas de produtos diversos importados a granel, declarou, esta semana, em Luanda, o director comercia. Roberto Martins disse que a carga diversa movimentada representa um acréscimo de 8%, quando comparado ao ano passado, em que se movimentou cerca de sete milhões de toneladas.

De acordo com o director Comercial do Porto de Luanda, Roberto Martins, o total da tonelagem dos produtos diversos importados a granel corresponde a um manuseio de 291 mil Teus, que representa mais de 198 contentores. Comparativamente ao mesmo período do ano passado, houve uma quebra de 266 Teus, ou seja 8% no manuseamento de carga. Segundo o gestor do Porto de Luanda, dos 7,5 milhões de toneladas de produtos diversos, 2,6 milhões de toneladas correspondem à carga contentorizada, com destaque para os graneis líquidos, sólidos e cargas gerais, onde se incluem os produtos da cesta básica, que rondaram as 433 mil toneladas.

Em comparação com o ano passado, registou-se um crescimento de 50% com a movimentação de graneis sólidos, que exige a importação de carga geral em "big-bags". "O Porto de Luanda não tem registado dificuldades na armazenagem de mercadorias importadas a granel porque a descarga é feita de forma directa, ou seja, o produto sai do navio e é transferido imediatamente para os camiões dos importadores. Por isso, não há necessidade de existir uma armazenagem interna", disse.

Roberto Martins apontou que, durante o primeiro semestre, o Porto de Luanda registou ainda a atracagem de 1.917 navios, na sua maioria de apoio à actividade petrolífera. Dos navios de longo curso, o registo é de 274 embarcações de grande porte.

Comparativamente ao mesmo período de 2021, verifica-se uma quebra, pois naquela altura atracaram 277 navios. Disse também que o serviço de cabotagem, que incide sobre a transportação de passageiros e carga, mesmo sem avançar números, anotou o registo de transporte de combustível para outras províncias do País, a partir dos terminais comerciais