Saltar para conteúdo da página

Logo Jornal EXPANSÃO

EXPANSÃO - Página Inicial

Angola

Projecto de engenheiros angolanos "leva" água potável ao Mussulo.

Angola

Uma unidade piloto de dessalinização por destilação solar entrou em funcionamento no Mussulo, com uma capacidade de produção de um pouco mais de 200 litros de água potável/dia. Foi desenvolvida por quatro engenheiros recém-formados nas Universidades Agostinho Neto, Católica e ISPTEC.

A produção da água potável é feita a partir de quatro tanques construídos horizontalmente, com num sistema de evaporação por extração solar, produzindo mais de 200 litros de água potável dia, numa primeira fase. A unidade foi colocada no bairro do Buraco e vai apoiar cerca de 500 moradores.

O coordenador do projecto, António Barros Chivango, disse aos jornalistas terem construído um protótipo de engenharia hidráulica, avaliação paramétrica e que permitiu a possibilidade da produção deste modelo. Que agora irá ser replicado em outros locais da península do Mussulo, de acordo com o o administrador de Talatona, Augusto Duarte.

Este projecto, iniciado a quatro meses, é de um grupo de jovens engenheiros recém formados nas Universidades Agostinho Neto, Católica e ISPTEC e tem um custo de seis milhões de kwanzas. Se a unidade foi produzida em série o valor poderá ser mais baixo, o que o torna bastante competitivo para resolução do problema de abastecimento de água potável em comunidades próximas do mar

A este propósito, o ministro da Cultura, Turismo e Ambiente, Filipe Zau, anunciou que este projecto piloto vai se alargar para províncias próximas do mar, como Namibe e Benguela. Referiu igualmente que um dos grandes problemas para o fomento do turismo e a falta de água e energia eléctrica, tendo salientado que o aumento dos preços dos hotéis e similares tem também a ver com as dificuldades para adquirir estes produtos.