Saltar para conteúdo da página

Logo Jornal EXPANSÃO

EXPANSÃO - Página Inicial

Angola

Quatro anos a mostrar e inspirar a Liderança Feminina em Angola

ANIVERSÁRIO COM DUPLA COMEMORAÇÃO

Além de programas de capacitação e coaching, o projecto fundado por Eva Santos quer lançar mentorias para que cada vez mais mulheres aspirem a ser líderes.

É uma dupla comemoração dos quatro anos de Liderança Feminina em Angola, um projecto que nasceu em 2019 para "valorizar a mulher líder" e que, nestes quatro anos, tem dado voz a muitas mulheres que ocupam lugares-chave no mundo empresarial, político e social. Esta dupla comemoração decorre nos dias 9 de Fevereiro, data em que se assinala o aniversário, e dia 11, contando com um testemunho da ministra do Ensino Superior Ciência, Tecnologia e Inovação, Maria do Rosário Bragança Sambo.

O primeiro evento realiza-se, das 20h30 às 22h00, em formato online, e conta com nomes como Luís Teles, PCE do Standard Bank, João André, administrador executivo da Somoil, e José Octávio Van Dúnem, professor da Faculdade de Direitos da Universidade Agostinho Neto. O momento cultural está a cargo da poetisa Elisangela Rita.

O segundo evento, dia 11, será presencial e junta dezenas de líderes no Hotel Intercontinental Miramar, das 17h00 às 20h00. Alzira Simões e Sandra Bande animam os momentos culturais do programa, que conta com quatro oradoras: Ana Regina Victor, Gabriela Cohen, Nady Ferreira e Micaela Reis. Horvanda Andrade Thielleux assegura a abertura e Eva Santos encerra. "Com a pandemia, começámos a fazer iniciativas online, mas agora faz sentido voltar à forma presencial", diz Eva Santos.

Tal como o Projecto Liderança Feminina em Angola surgiu de forma espontânea, da "vontade e necessidade de se estabelecerem relações de confiança entre as mulheres que ocupam lugares-chave", os seus eventos também se querem espontâneos e como locais de partilha.

O projecto começou com tertúlias, quando ainda era possível juntar pessoas, e como espaço de conversa e networking. Depois veio o Programa Capacitar com Coaching, dedicado exclusivamente a mulheres e com foco no seu desenvolvimento e, em Julho de 2020, com a pandemia da Covid-19, vieram as "Conversas de Liderança Feminina em Angola", através da web.

"O nosso projecto pretende ainda criar programas de desenvolvimento e capacitação ajustados e adequados ao desenvolvimento das Mulheres Líderes, como o Programa de Mentoring, pois acreditamos que podemos trazer valor e fazer a diferença em qualquer um dos estádios de liderança", remata Eva Santos