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Angola

Serviço de moto-táxi por aplicativo móvel já funciona em Luanda

UM PROJECTO COM CAPITAL HOLANDÊS

São 150 Bob Eco, motos eléctricas para serviço de táxi por aplicativo móvel, que nesta altura estão ligadas à Kubinga, mas que, a curto prazo, estarão disponíveis noutras plataformas que operam na capital. Se correr bem, o projecto pode chegar a 4.000 motos e o fabricante poderá montar uma fábrica em Luanda.

O Bob Eco é um serviço de moto- -táxi com motociclos eléctricos. É uma espécie de "Uber das motos", um conceito, que já existe noutros países africanos, de que é exemplo o Senegal. Chegou agora a Angola com as primeiras 150 unidades a funcionar em Luanda, tendo como objectivo aumentar as opções de mobilidade e fomentar o autoemprego.

A operação vai ser igual a um serviço de táxi, ou seja, através do aplicativo o cliente vai chamar a moto. As tarifas das corridas vão ser calculadas pelo aplicativo a que estiver associado. Inicialmente, as motos eléctricas vão começar a operar com o suporte do aplicativo da empresa Kubinga, que já tem um serviço similar, mas para veículos a combustão. Este acordo não é exclusivo, o que vai permitir que os motoristas se cadastrem noutros aplicativos que estão a operar no nosso mercado.

A expectativa é que este ano cheguem mais 850, completando 1.000 motociclos com níveis de poluição zero nesta primeira fase, de acordo com Paulo Narciso, presidente do Fórum Angolano dos Jovens Empreendedores (FAJE), que é a responsável pelo processo de "distribuição" destas unidades. O investimento é da empresa dos Países Baixos, W.G.C Versteeg Holding B.V. do empresário Wilbert Versteeg e o Bob Eco Group, do holandês Bob Ultee. "Os jovens foram escolhidos a dedo. São pessoas que já fizeram o trabalho de moto-táxi e receberam formação adicional. Para as próximas unidades, um dos critérios para receber o veículo é estar associado ao FAJE", explica Paulo Narciso ao Expansão.

Os motoristas da Bob Eco vão pagar à empresa 4.500 Kz/dia, 135 mil Kz em cada mês para terem a pose do motociclo e serem autónomos na sua gestão. O contrato prevê que estes são responsáveis por escolher os serviços e as zonas onde vão actuar.

A amortização das motorizadas eléctricas vai ser feita durante dois a três anos, dependendo do cumprimento do pagamento das prestações por parte do motorista. Em termos práticos, o valor da moto chega aos 3,2 milhões Kz, se se cumprir à risca as obrigações de pagamento. Feito o pagamento completo, as motos serão dos motoristas, pelo que a partir desta data podem manter a actividade sem ter de pagar qualquer prestação à empresa.

A manutenção dos veículos será feita por uma equipa de mecânicos da Bob Eco, nas instalações da empresa, sendo que esta vai pagar igualmente o seguro da motorizada durante o período de reembolso do valor.

O projecto é para que existam 4.000 motorizadas eléctricas a trabalhar em Angola, projectando a empresa a implementação de uma fábrica de montagem de motorizadas eléctricas nos próximo dois anos, dependendo da aceitação deste conceito no País.

Os motociclos que estão a trabalhar em Luanda foram projectados na Holanda e construídos na China. A Bob Eco tem vários modelos, mas os que estão em Angola para o serviço de moto-táxi são os Bob Model X Gen2, que chegam a percorrer 150 Km com a bateria completa. A velocidade máxima é de 85 Km/h. As baterias são removíveis e podem ser carregadas em duas horas através de um carregador portátil.