Saltar para conteúdo da página

Logo Jornal EXPANSÃO

EXPANSÃO - Página Inicial

Angola

Tribunal de Contas aperta comissões de vendas de diamantes

TC recomenda a fixação em decreto da regulação das comissões da comercialização de diamantes no país

O Tribunal diz que face às práticas contabilísticas universalmente aceites e às normas internacionais afins, estão a ser criadas as condições para a consolidação, nos próximos exercícios económicos, e tudo será definido tão logo termine o processo de saneamento financeiro.

O Tribunal de Contas (TC) recomendou a fixação em decreto da regulação das comissões da comercialização de diamantes no país, revela o parecer sobre a Conta Geral do Estado (CGE) referente ao ano de 2019, publicado em Julho. O TC reconhece que há" uma "ausência de um diploma legal, publicado em Diário da República, que regula o percentual das comissões de comercialização de diamantes".

Quanto às receitas, o Tribunal de Contas diz que o "Decreto Presidencial n.º 30-A/97, de 25 de Abril, previa as receitas da Endiama. Porém, o actual estatuto orgânico, aprovado pelo Decreto Presidencial n-º 149/17, de 4 de Julho, e" omisso quanto às receitas da diamantífera.

O TC disse ainda que o Relato"rio de Gestão e Contas 2019 da Endiama faz menção a`s receitas do sector no montante de 1,2 mil milho~es Kz, todavia, não clarifica o montante das receitas efectivas obtidas pela empresa no mesmo exercício.

(Leia o artigo integral na edição 641 do Expansão, de sexta-feira, dia 10 de Setembro 2021, em papel ou versão digital com pagamento em Kwanzas. Saiba mais aqui)

Logo Jornal EXPANSÃO Newsletter gratuita
Edição da Semana

Receba diariamente por email as principais notícias de Angola e do Mundo