Barril de petróleo a 63 dólares, 24 acima do valor referência para o OGE 2021

Barril de petróleo a 63 dólares, 24 acima do valor referência para o OGE 2021
Foto: D.R.

Fevereiro parece ter animado os mercados, com o barril de brent a valer entre 62,94 e 63,70 dólares, esta terça-feira, depois de em Janeiro rondar os 55 USD.

A perda de confiança que a Covid-19 acentuou a partir de Fevereiro de 2020, parece inverter-se e Angola, que vive muito sustentada nas exportações de petróleo, regozija-se com este novo fôlego, animada pela visão dos especialistas na matéria que falam de recuperação, prevendo que o preço do barril este ano possa atingir os 70 dólares e até mais.

O País começa a olhar para esta recuperação na perspectiva de uma folga orçamental. Contas feitas, com o barril a 63 USD, quando o valor usado como referência para o OGE 2021, foi de 39 USD, estamos a falar de mais 24 USD.

Apesar da volatilidade dos mercados em tempos incertos pelo corte da produção determinada pela OPEP e pela pandemia, que diminuiu drasticamente o consumo, o vice-primeiro-ministro russo, Alexander Novak, afirma que o mercado global de petróleo está a caminho de recuperação e que o preço do barril este ano pode atingir uma média de 45 a 60 dólares. A Rússia é, recorde-se, o maior produtor do grupo OPEP+, que integra os países exportadores da OPEP e um grupo de países não alinhados liderados pela Rússia, que detém um posicionamento geoestratégico bastante relevante no mercado petrolífero.

O efeito pandemia nos mercados foi colossal tendo desvalorizado o barril a valores que chegou aos 40 dólares negativos, em Nova York no mês de Abril do ano passado.

Recorde-se que o início da crise do petróleo aconteceu em 2014, ano em que o barril baixou da barreira dos 100 USD, tendo atingido valores até aí imprevisíveis, 20 dólares em 2016.

Partilhar no Facebook

Comentários

Destaques

ios Play Store Windows Store
 
×

Pesquise no i