Saltar para conteúdo da página

Logo Jornal EXPANSÃO

EXPANSÃO - Página Inicial

Logo WeekendWeekend

FootGolf: uma bola de futebol no campo de golfe

Desporto chega a Angola

Já ouviu falar de Footgolf? Se não, pode ficar a conhecer o conceito ao vivo na primeira edição no dia 28 de Fevereiro, no campo do Mangais Golf Resort, na margem direita do Rio Kwanza, ladeado pela imponente faixa de mangais.

O desporto que mescla golfe e futebol, distingue-se pela precisão e estratégia com que os jogadores pontapeiam uma bola de futebol a partir do green tee do campo de golfe, até que esta caia num buraco no solo, tentando fazê-lo num número mínimo de toques, à semelhança do golfe.

A organização explicou ao Expansão que o footgolf é um desporto individual e não necessita de árbitro. A bola deve ser sempre jogada a partir do local onde for caindo até atingir o que informalmente se designa por "buraco", contando todos os "chutos", num mínimo de nove buracos diferentes.

Os mentores do projecto pretendem realizar mais duas edições em 2021.

Confirmados estão já os footgolfers, Pieter Niekerk, João Carlos, Manuel Vara, Igor Nascimento, Valter Pedro, Leo Candeia e Irene Gonçalves.

O desporto nasceu na Holanda e o primeiro campeonato mundial foi disputado na Hungria, em 2012. Em 2018, juntou 35 países em Marrocos.