Angola já tem identificador de fake news

Angola já tem identificador de fake news
Foto: D.R.

Nuxo é o primeiro verificador de notícias angolano. A ferramenta tem a capacidade de analisar, virtualmente, notícias em qualquer língua, por meio de um algoritmo de inteligência artificial que permite identificar fake news com rapidez.

A solução foi desenvolvida por uma equipa de jovens angolanos, a fim de combater as fake news, desde o lançamento do agregador de notícias Manifexto, em 2017. "O Nuxo foi treinado com uma base de dados de mais 10 mil notícias, todas elas identificadas como verdadeiras ou falsas. Quanto mais notícias forem analisadas, mais eficiente se torna", esclarece Zedilson de Almeida, director da Simpluz Tecnologias, empresa detentora do Manifexto. O projecto surge para ajudar a combater a disseminação das notícias falsas. "O Nuxo não vai resolver o problema das fake news. O combate tem de ser individual", ressalta.

A ferramenta está disponível 24 horas por dia. E garante inclusão digital, estando disponível no Facebook. A equipa está a trabalhar para lançar o Nuxo noutras plataformas. Para testar, basta clicar no link: http://m.me/NuxoFactChecker. O link vai abrir o Facebook Messenger. Aí, basta colar o link da notícia que se pretende analisar.

Partilhar no Facebook

Comentários

Destaques

ios Play Store Windows Store
 
×

Pesquise no i