Postos de combustível da Pumangol passam para a Sonangol

Postos de combustível da Pumangol passam para a Sonangol
Foto: Lídia Onde

A Sonangol vendeu à Trafigura a participação de 31,78% que detinha na Puma Energy pelo equivalente a 600 milhões de dólares. Em troca da sua participação, a petrolífera estatal vai ficar com os principais activos da Puma Energy em Angola entre os quais "a rede de retalho da Pumangol, composta por 79 postos de abastecimento de combustíveis, terminais aeroportuários em Luanda, Catumbela, Cunene e Lubango, o Terminal de Armazenagem do Porto Pesqueiro, na Baía de Luanda, e a empresa Angobetumes, pelo mesmo montante que o da alienação" lê-se num comunicado da petrolífera.

De acordo com a nota, emitida esta sexta-feira, a petrolífera estatal "resguarda-se da participação na recapitalização da Puma Energy", alienando "para a empresa Trafigura, os 31,78% da participação que detinha na Puma Energy".

A Sonangol e a trafigura eram sócias nestes projectos por intermédio da Puma Energy e chegaram a um "acordo tripartido" baseado nas participações cruzadas que ambas detêm, alinhado com o objectivo estratégico do programa de privatizações de Angola.

Com o acordo, a Sonangol reforça os ativos da área de negócios do downstream uma das suas principais fontes de receita. De acordo com o especialista José Oliveira as posições dos postos de abastecimento da Pumangol são as mais rentáveis.

O Acordo permite igualmente reduzir despesas no downstream uma vez que até então, fruto de um acordo assinado em finais do ano passado utilizava o Terminal de Armazenagem do Porto Pesqueiro (TCPL) com 300 m3 de capacidade, a troca de um fee entretanto não revelado pelas partes. Recorde-se que antes deste acordo a petrolífera apenas tinha armazenamento de combustíveis no mar que é mais caro uma vez que tinha de pagar aos navios para permanecerem na costa angolana com a gasolina e gasóleo e outros combustíveis necessários.

O processo de venda das acções da Sonangol na Puma Energy à Trafigura, e a subsequente compra da Pumangol só ficará concluído dentro de 6 a 8 meses, informa a Sonangol, sendo que "adicionalmente, as partes acordaram um período de transição de um ano para a substituição da logomarca da Pumangol".

O Trafigura Group Pte. Ltd. é uma multinacional de comércio de commodities, sediada em Singapura, que se posiciona entre as maiores negociadoras de petróleo e produtos petrolíferos do mundo.

Partilhar no Facebook

Comentários

Destaques

ios Play Store Windows Store
 
×

Pesquise no i