Saltar para conteúdo da página

Logo Jornal EXPANSÃO

EXPANSÃO - Página Inicial

Empresas & Mercados

Peso do petróleo no PIB em queda desde 2016, comércio em sentido inverso

Composição do PIB com ligeiras alterações

Por cada 100 Kz de riqueza criada em Angola em 2020 cerca de 33 Kz tinham origem na extracção e refinação de petróleo bruto, de acordo com as contas preliminares do Instituto Nacional de Estatística (INE).

Desde 2016, ano em que se verificou a primeira das cinco recessões económicas consecutivas que o país atravessa, a estrutura da economia angolana sofreu algumas alterações. Naquele ano, por cada 100 Kz de riqueza, 39 Kz tinham origem no sector de extracção e refinação de petróleo bruto.

Já o comércio, o segundo sector que mais contribui para o PIB, foi o sector que ganhou mais no peso face a 2016, passando de 13% do total do PIB para 16% em 2020. A construção caiu de 10% para 9%, enquanto o sector da administração pública, defesa e segurança social também ganhou peso no PIB, ao passar de 8% para 9%. O mesmo aconteceu com os serviços imobiliários e aluguer, cujo peso no PIB passou de 5% em 2016 para os actuais 6%. Por outro lado, a agro-pecuária manteve os mesmos 5% do PIB, enquanto a indústria transformadora passou de 4% para 5%.

O PIB real corresponde aos bens e serviços finais produzidos durante um ano avaliado a preços constantes de um determinado ano, no caso das contas nacionais trimestrais o INE utiliza os preços de 2002. Embora seja um indicador importante, a evolução da composição do PIB real por si só não permite
tirar conclusões definitivas sobre a diversificação da economia, devendo ser complementada com outros indicadores, como a composição do PIB em termos nominais, utilizando os preços do ano corrente, das exportações e das receitas públicas.

(Leia o artigo integral na edição 621 do Expansão, de sexta-feira, dia 23 de Abril de 2021, em papel ou versão digital com pagamento em Kwanzas. Saiba mais aqui)