Saltar para conteúdo da página

Logo Jornal EXPANSÃO

EXPANSÃO - Página Inicial

Gestão

Flexibilidade

Capital Humano

A flexibilidade é a palavra chave da retenção do talento nos dias de hoje e certamente no futuro. Quando refiro flexibilidade, abordo várias temáticas relacionadas com a actividade profissional de qualquer pessoa, assim como o balanço entre vida pessoal e vida profissional. Havendo já indústrias que aplicam este mesmo conceito desde há algum tempo, existem outras que terão mais dificuldades na implementação de um estilo de trabalho que promova essa mesma flexibilidade. Irei aqui abordar alguns tópicos sobre o tema:

01. Trabalho remoto & trabalho no escritório: propositadamente escrevo trabalho remoto em vez de trabalho em casa. Por uma razão muito simples. Não é por não ir para o escritório, que o colaborador tem de ficar em casa. O que ele tem é de trabalhar, e isso poderá fazê-lo de qualquer lugar. Seja num espaço de coworking, numa esplanada, ou noutro qualquer lugar. Desde que faça o que tem de fazer, sem perda de produtividade. Por outro lado, o escritório é também uma opção e deixa de ser uma obrigatoriedade 5 dias por semana. Na minha opinião, 100% remoto, não é o ideal, mas sim um equilíbrio entre ambos os modelos. Sem pressão e sem obrigações. Aliás, a única obrigação é mesmo fazer o seu trabalho.

02. Horário de trabalho: no seguimento do ponto anterior, e desde que o colaborador participe nas reuniões que tem de participar e desde que esteja disponível para a sua equipa, importa mesmo escolher o horário que lhe for mais conveniente. Qual a razão de ter de trabalhar das 9h às 18h, se pode começar e terminar mais cedo? Ou fazer pausas a meio do dia para dar atenção à família, animais de estimação, atividade física ou dar um mergulho? Da mesma forma que a ideia das 8 horas diárias tem de ser revista para um modelo em que o colaborador cumpra o que tem de fazer. Certamente que com esta flexibilidade, ele vai dar sempre o "extra mile" muitas vezes necessário e com um sorriso no rosto.

*Expert in Human Resources & Entrepreneur, Certified Coach PLD19, Harvard Business School Alumni

(Leia o artigo integral na edição 625 do Expansão, de sexta-feira, dia 21 de Maio de 2021, em papel ou versão digital com pagamento em Kwanzas. Saiba mais aqui)