Saltar para conteúdo da página

Logo Jornal EXPANSÃO

EXPANSÃO - Página Inicial

África

Líderes europeus e africanos pedem um Novo Acordo para a África

Project Syndicate

A pandemia da Covid-19 ensinou- -se que não podemos mais tratar crises aparentemente distantes como problemas distantes. O que acontece em qualquer lugar pode afectar pessoas em todos os lugares. É por isso que abordar o impacto e o legado da pandemia em África é tão importante.

Embora África tenha registado menos casos e mortes por Covid- -19 do que outras regiões do mundo, o impacto da pandemia no continente poderia ser mais sustentado, enraizado e desestabilizador para todo o planeta. Num ano, a pandemia interrompeu um quarto de século de constante crescimento económico, interrompeu cadeias de valor e causou um aumento sem precedentes na desigualdade e na pobreza.

Mas não é apenas África que corre o risco de perder a oportunidade de emergir totalmente da Covid-19. A economia global pode perder um dos seus futuros impulsionadores do crescimento.

África dispõe de tudo o que necessita para superar a crise da pandemia e conduzir o mundo a um novo ciclo de crescimento sustentável: uma juventude empreendedora e inovadora, recursos naturais que podem suprir uma base industrial local e um altamente ambicioso projecto de integração continental. Mas África não tem os instrumentos para recuperar de uma crise tão grande e tão inesperada.

*Presidentes da França e do Ruanda

(Leia o artigo integral na edição 627 do Expansão, de sexta-feira, dia 04 de Junho de 2021, em papel ou versão digital com pagamento em Kwanzas. Saiba mais aqui)