Depois do Porto de Luanda a DP World chega às zonas económicas especiais
A multinacional DP World FZE, que gere o terminal multiusos do Porto de Luanda, vai financiar serviços marítimos, apoio logístico e outros sectores da actividade no País.
O acordo para o reforço da parceria entre Angola e a multinacional foi assinado esta semana em Luanda e prevê uma cooperação nos sub-sectores dos portos e terminais, zonas económicas especiais, parques logísticos e facilitação do comércio transfronteiriço. E contemplam áreas da Rede Nacional de Plataformas Logísticas-Arccla, cidade aeroportuária-Gonail, projecto da Barra do Dande e do Porto do Caio.
"O documento abrange também a zona franca de Cabinda (jurisdição específica, própria e legal, regimes financeiros e cambiais, fiscais e aduaneiros) anexa ao terminal de águas profundas de Caio, bem como a oportunidade de desenvolver plataformas logísticas com a República Democrática do Congo, principalmente, Luvo e Luau, apoio logístico mineiro - desenvolvimento de uma rede de bases de apoio logístico para apoiar o desenvolvimento e expansão do sector mineiro em Angola", segundo o comunicado do Ministério dos Transportes.
Com este memorando, o Ministério dos Transportes tenciona dar continuidade ao desenvolvimento dos serviços marítimos nos portos, maior desenvolvimento das infraestruturas e bases logísticas de apoio aos campos petrolíferos, bem como a criação da nova cidade aeroportuária, com maior desenvolvimento do projecto imobiliário e infraestruturas de apoio logístico do novo aeroporto de Luanda.
De acordo com o ministro dos Transportes, Ricardo D"Abreu "a DP World é um parceiro estratégico para o sector dos transportes e da logística no país", esperando que com esta parceria se promova a dinamização do desenvolvimento industrial da sua responsabilidade.
A DP World gere já as operações do terminal multiusos do Porto de Luanda, desde 2021, por um período de 20 anos.