Saltar para conteúdo da página

Logo Jornal EXPANSÃO

EXPANSÃO - Página Inicial

Economia

BNA aumenta taxa básica de juro para 18% e prevê inflação de 19,5% até ao final do ano

Comité de Política Monetária (CPM)

Para travar o aumento dos preços, banco central aperta política monetária, num cenário marcado pela crise cambial, com a depreciação do kwanza, seguido do aumento do preço da gasolina, que fizeram acelerar a taxa de inflação. A taxa de inflação projectada pelo BNA está acima da meta do Governo que espera uma inflação de 17,8%.

O Comité de Política Monetária (CPM) do Banco Nacional de Angola (BNA) decidiu subir a taxa de juro directora (taxa BNA) para 18% face os 17% anteriormente definido, informou o governador do Nacional de Angola (BNA), Manuel Tiago Dias, durante a conferência de imprensa, realizada hoje em Luanda.

Igualmente o CPM decidiu aumentar a taxa de juro da facilidade permanente de cedência de liquidez de 17,5% para 18%, bem como a taxa de juro da facilidade permanente de absorção de liquidez em para 17,5%.

De acordo com o governador do BNA, a decisão tomada sustenta-se na trajectória crescente da taxa de inflação que fixou em 16,58% em Outubro. Assim, o banco central espera uma taxa de inflação de 19,5%, acima dos 17,8% aguardada pelo Governo, depois de ver sua meta furada duas vezes neste ano.

Em actualização.

Logo Jornal EXPANSÃO Newsletter gratuita
Edição da Semana

Receba diariamente por email as principais notícias de Angola e do Mundo