Saltar para conteúdo da página

Logo Jornal EXPANSÃO

EXPANSÃO - Página Inicial

Economia

BNA aumenta taxa básica de juro para 19% e eleva taxas de facilidades de liquidez

Banco Central aperta a política monetária

Para travar o aumento dos preços, o banco central aperta a política monetária, num momento em que a taxa de inflação continua a disparar, já que em Fevereiro a inflação homóloga situou-se em 24,07%, e a taxa mensal é a mais alta desde 2018. Os preços sobem mais na saúde, alimentação e bebidas, bens e serviços e vestuários.

O Comité de Política Monetária (CPM) do Banco Nacional de Angola (BNA) decidiu subir a taxa de juro directora (taxa BNA) para 19% face os 18% anteriormente definido, informou o governador do Banco Central, Manuel Tiago Dias, durante a conferência de imprensa, realizada hoje na província do Bengo.

Igualmente, o CPM decidiu aumentar a taxa de juro da facilidade permanente de cedência de liquidez de 18,5% para 19,5%, bem como a taxa de juro da facilidade permanente de absorção de liquidez em para 17,5% para 18,5%.

Assim, tal como noticiou esta manhã o Expansão, o Banco central, apertou mesmo a política monetária.

O aumento das taxas de juro de referência para a política monetária, segundo o governador do banco central, justifica-se pela persistência das pressões inflacionistas na economia e visa contribuir para o controlo da liquidez em circulação.

Os dados divulgados esta semana pelo INE, notam que em Fevereiro, a taxa de inflação homóloga situou-se em 24,07%, muito acima da taxa de juros de 19% definida hoje pelo BNA. Entretanto, para final deste ano, o BNA espera uma taxa de inflação de 19%, e o Governo é mais optimista e aguarda por uma taxa de 15,3%.