Saltar para conteúdo da página

Logo Jornal EXPANSÃO

EXPANSÃO - Página Inicial

Economia

Concorrência só existe com muitos negócios

Chancela do Cinvestec

A concorrência é fundamental para o processo de melhoria do ambiente de negócios e, consequentemente, para o crescimento económico. Por isso é preciso que seja estimulada.

Só há concorrência quando houver muitos negócios. No nosso caso, os negócios formais foram diminuindo!

É nossa convicção que os organismos internacionais e do Estado angolano dão demasiada importância à simples criação da empresa. É bom que surjam muitas novas empresas. No entanto, é mau quando elas não entram em actividade ou, entrando, desaparecem no final de dois anos devido a uma enorme e complexa burocracia ou por falta de protecção.

Até ao 3.º Trimestre de 2021, o indicador de clima económico permaneceu desfavorável. As poucas empresas formais activas continuaram a viver momentos de sérias dificuldades para a manutenção dos negócios. No 4.º Trimestre, o clima melhorou, tendo contribuído para isso, entre outros, o alívio das medidas restritivas devido à pandemia da Covid-19, naquele período. No entanto, as dificuldades ainda são enormes.

Num mercado onde a concorrência é quase inexistente devido à exiguidade de empresas nos mais variados sectores da economia, é preciso que se protejam os negócios, formais ou informais, e que se estimule o aparecimento de novos.

*Economista, consultor e perito contabilista

(Leia o artigo integral na edição 678 do Expansão, de sexta-feira, dia 10 de Junho de 2022, em papel ou versão digital com pagamento em kwanzas. Saiba mais aqui)