Saltar para conteúdo da página

Logo Jornal EXPANSÃO

EXPANSÃO - Página Inicial

Economia

Confiança dos empresários e gestores é a mais alta em sete anos

CONJUNTURA ECONÓMICA ÀS EMPRESAS NO IV TRIMESTRE DE 2022

O indicador de clima económico está subir, reflectindo a confiança dos empresários e gestores na evolução da economia no curto prazo. A explicação dos especialistas é de que a economia está a aquecer, o que potencia o consumo. O sector da construção, a definhar há vários anos, continua a ser aquele onde impera o pessimismo.

A confiança dos empresários e gestores sobre as perspectivas de evolução da economia angolana atingiu no quarto trimestre de 2022 o nível mais alto em sete anos, estando em terreno positivo há cinco trimestres consecutivos, indica o Inquérito de Conjuntura Económica às empresas do Instituto Nacional de Estatística (INE), publicado na semana passada.

O Indicador de Clima Económico (ICE), que avalia as expectativas dos empresários (confiança ou pessimismo) sobre a evolução da economia no curto prazo subiu sete pontos desde o III trimestre do ano passado para 13 pontos nos últimos três meses do ano passado. Para já, é o valor mais alto desde o primeiro trimestre de 2015 em que o indicador se fixou nos 16 pontos.

Depois de cinco recessões económicas consecutivas (2016 a 2020), o ICE regressou a terreno positivo no IV trimestre de 2021 quando se fixou em 1 ponto depois de quase sete anos em terreno negativo. Os agora 13 pontos do ICE correspondem ao saldo das respostas extremas, a diferença entre as avaliações positivas e negativas dos empresários sobre as perspectivas de evolução da economia angolana. Ou seja, a percentagem de empresários que tem perspectivas positivas sobre a evolução da economia nacional no curto prazo excede em 13 pontos percentuais a percentagem dos que têm expectativas negativas.

Isto significa que os empresários e gestores estão optimistas com o desenvolvimento da economia, embora ainda haja sectores de actividade em que os empresários estão menos confiantes na evolução da economia no curto prazo, como é o caso do sector da construção que, desde 2010, tem a confiança em terreno negativo, ou seja, tem estado pessimista mas esse pessimismo tem vindo a diminuir. A explicação, de acordo com alguns especialistas,tem a ver com a recuperação económica que o País tem vindo a fazer nos últimos dois anos, que faz com que os empresários e gestores encarem com mais optimismo o futuro próximo.

O índice de clima económico corresponde à média dos indicadores de confiança de sete sectores de actividade, os quais reflectem a opinião dos empresários e gestores destes sectores sobre o desempenho do respectivo sector no curto prazo.

Os sectores são o comércio, comunicação, construção, indústria extractiva, indústria transformadora, transportes e turismo. O inquérito envolve 1.638 empresas das 18 províncias, das quais 907, ou seja, 55,4%, são do sector do comércio e 290 empresas estão ligadas à indústria transformadora.

Os empresários e gestores foram convidados a dar a sua opinião sobre a actividade actual e perspectivas, em geral, e, em particular, sobre encomendas, vendas, exportações, stocks e emprego, entre outras variáveis, e também sobre as principais limitações que enfrentam no exercício da sua actividade. Neste sentido, a procura insuficiente, dificuldades financeiras e alguma falta de matérias-primas estão entre as principais limitações à actividade apresentadas pelos empresários e gestores durante o período em referência.

Construção é o mais pessimista dos sectores

Os empresários e gestores mais pessimistas continuam a ser os da construção, sector que apresenta um indicador de confiança de -4 pontos, enquanto os dos sectores da comunicação, transportes e do turismo são os mais optimistas, ou seja, os que mais confiança têm na evolução da economia no curto prazo.

Apesar do pessimismo, a confiança tem vindo a recuperar.

Ainda assim, a confiança no sector da construção está em terreno negativo há quase 13 anos. Desde o I trimestre de 2010 que o moral das empresas do sector permanece em baixa e destaque para os -74 pontos verificados no IV trimestre de 2015. "Foi o período negro no sector da construção, porque a economia entrou em recessão e todos os sectores foram afectados e até a administração pública", revela uma fonte da Associação das Empresas de Construção Civil em Angola, lembrando que o quadro tem vido a mudar desde o final de 2020. Ainda assim, refere, as construtoras olham para o futuro da economia com mais confiança e esperam que haja mais verbas para obras públicas no País. "Os dados falam por si: não há promoção de concursos de obras públicas e o volume de contratos celebrados registou uma quebra se olharmos para o ano de 2008 e 2009", justifica a fonte. A justificação da crise na construção tem a ver com a deterioração das perspectivas de venda de serviços e baixa oferta de encomendas. Seguem-se as dificuldades na obtenção de crédito bancário e a aquisição de materiais.

Apesar da ligeira actividade económica, prosseguiu, "os despedimentos na construção foram aos milhares porque as construtoras não tinham encomendas e nem conseguiam vender [imóveis] ou pagar os seus colaboradores."

(Leia o artigo integral na edição 715 do Expansão, de sexta-feira, dia 10 de Março de 2023, em papel ou versão digital com pagamento em kwanzas. Saiba mais aqui)