Saltar para conteúdo da página

Logo Jornal EXPANSÃO

EXPANSÃO - Página Inicial

Economia

Crédito bancário cresce 30% e consumo segue na liderança

EM OUTUBRO

Crédito ao sector não financeiro registou aumento de 1,4 biliões Kz face a Dezembro de 2022. Particulares e comércio representam 44% do total.

O stock de crédito concedido pela banca cresceu 30% para 6 biliões Kz (mais 1,4 biliões Kz) nos primeiros dez meses deste ano face a Dezembro de 2022, de acordo com cálculos do Expansão com base nas Estatísticas Monetárias e Financeiras do Banco Nacional de Angola (BNA).

O crédito a particulares (que se pressupõe ser consumo) mantém a liderança pelo quarto mês consecutivo, à frente do comércio, que desde 2014 até Junho deste ano ocupava a primeira posição no ranking dos sectores com mais crédito bancário. Juntos, o crédito a particulares e ao comércio representam 44% do crédito bancário concedido até ao mês de Outubro, equivalente a 2,6 biliões Kz de um total de mais de 6 biliões.

No período em análise, o crédito a particulares cresceu 48,3% desde final de 2022 ao atingir quase 1,4 biliões Kz. Já para o sector do comércio, o stock de crédito em Outubro era de 1,2 biliões Kz, o que representa um crescimento de 23%.

O crescimento do crédito é justificado pelos efeitos da desvalorização cambial, já que a moeda nacional depreciou quase 40% entre Maio e Julho. Como uma parte dos empréstimos são em moeda estrangeira, quando são convertidos para kwanzas automaticamente fazem subir contabilisticamente o valor desses créditos nos dados agora divulgados pelo banco central.

Dos 22 sectores que constam nos dados do BNA, seis viram o seu stock de crédito cair nos primeiros dez meses do ano. Tratam-se dos outros serviços (- -14%), agricultura, produção animal, caça e floresta (26%), actividade das famílias empregadoras de pessoal doméstico (-41%), actividade de consultoria, científica, técnicas e similares (-7%), electricidade, gás, vapor, água (- -44%) e electricidade, gás, vapor, água (-53%). Já os restantes 16 sectores registam aumentos no stock de crédito (ver tabela).

Por outro lado, quando comparado a Setembro deste ano, o stock de crédito da banca em Outubro cresceu apenas 2%, ou seja, mais 141,7 mil milhões Kz.