Saltar para conteúdo da página

Logo Jornal EXPANSÃO

EXPANSÃO - Página Inicial

Economia

Só um quinto dos pedidos de reembolso em 2021 foram pagos

Diminui valor aprovado face ao pedido

Em 2020, foi deferido e pago 27,2% do total de reembolsos pedidos. Este ano, de Janeiro a Outubro, só foi pago 20,8% do valor global pedido

Apenas um quinto dos pedidos de reembolso do IVA submetidos à Administração Geral Tributária (AGT) nos primeiros 10 meses de 2021 foram deferidos e pagos, de acordo com dados da Direcção dos Serviços do IVA, que apontam a uma diminuição no valor de reembolso aprovado face ao valor global dos pedidos apresentados, em comparação com o ano de 2020.

Em 2020, foram deferidos e pagos reembolsos de 13 mil milhões Kz, o que representa um pouco mais de um terço do total de reembolsos pedidos. Este ano, até Outubro, a AGT recebeu 334 pedidos de reembolso, no valor de 80,7 mil milhões Kz, tendo sido deferidos e pagos 16,8 mil milhões Kz, ou seja 20,8% do montante global pedido.

Estes dados constam num artigo que o Expansão publica nesta edição, assinado pelo director dos Serviços do IVA, Wilson A. Donge (ver página 47), em reacção à notícia publicada na edição anterior, com o título "Burocracia e "medo da AGT" demovem empresas de pedir reembolsos do IVA".

(Leia o artigo integral na edição 652 do Expansão, de quarta-feira, dia 26 de Novembro 2021, em papel ou versão digital com pagamento em kwanzas. Saiba mais aqui)