BCI concede mais de um mil milhão de kwanzas em crédito a empresas
O Banco de Comércio e Indústria (BCI) concedeu, de 2012 a 2013, um total de um bilião, 430 milhões, 953 mil e 780 kwanzas, no quadro do Angola Investe, um programa que visa criar e fortalecer as micro, pequenas e médias empresas angolanas, informou esta quarta-feira o director de Empresas e Institucionais do BCI, Luís de Almeida.
Ao falar à Angop sobre a actividade bancária no país, o gestor esclareceu que do valor total concedido, 903 milhões 113 mil e 780 kwanzas foram entregues a sete empresas.
As referidas entregas resultam de memorandos de entendimentos que beneficiam as empresas parceiras com das linhas de juros bonificadas.
Luís de Almeida referiu que igual número (sete) de empresas recebeu 527 milhões 840 mil kwanzas relacionados com o memorando de entendimento relativo ao Fundo de Garantia de Crédito.
Para adicionar mais dois biliões de kwanzas ao valor inicialmente disponibilizado, o BCI rubricou em Novembro de 2013 um memorando financeiro com o Ministério da Económia.
Esse passo significa que o compromisso do banco na concessão do crédito no quadro do programa Angola Investe passou para quatro biliões de kwanzas.
Informou que foi financiado, na linha de juros bonificados, um projecto para a implementação, produção, purificação e comercialização de água mineral na província do Cuanza Norte.
Foram igualmente financiadas, entre outras, uma fábrica de molho de tomate, embalagem para sumo, polpa de fruta no Wuaco Kungo (Cuanza Sul), duas padarias e uma fábrica de carteiras escolares.
Angop / Expansão