Saltar para conteúdo da página

Logo Jornal EXPANSÃO

EXPANSÃO - Página Inicial

Empresas & Mercados

Crédito ao consumo em Angola só com uma taxa à volta de 40%

Previsão de Pedro Mata, do Credibom

O CEO adjunto do Banco Credibom, uma das maiores empresas de crédito ao consumo em Portugal, olha para o mercado angolano e projecta a forma e as condições de como este negócio poderia ser implantado. No início, uma taxa de juro de 40%, empréstimos baixos e prazos curtos.

O segmento do crédito ao consumo está em crescimento em todo o mundo, desenvolvido por instituições especializadas neste produto, normalmente detidas pelos maiores bancos comerciais. Este é um conceito que chegará a Angola nos próximos tempos, e que permite ao cidadão comum ter acesso imediato a bens de consumo que estão acima das suas poupanças no momento. Pedro Mata, CEO/adjunto do Banco Credibom, uma das maiores empresas do género em Portugal, faz um exercício de projecção do que seria a actuação de uma entidade com estas características no mercado angolano. Comecemos pela taxa de juro projectada para o nosso mercado. "Para além da desvalorização da moeda, há que incorporar a taxa de Renault (possível incumprimento), os custos da operação e a margem de rentabilização do capital alocado. Para uma taxa de inflação à volta dos 18%, eu diria que a taxa de juro dos créditos teriam de ser à volta dos 40%", diz Pedro Mata que acrescenta: "Possivelmente com tickets mais baixos (valores a emprestar) e prazos de amortização de mais curtos. Para arranque devia começar pelo crédito no ponto de venda (3, 6 ou 12 meses) para criar um histórico e ver a capacidade de pagamento dos clientes. Isso ia dando confiança e folga para depois projectar uma estrutura de ranking a mais longo prazo".

(Leia o artigo integral na edição 578 do Expansão, de sexta-feira, dia 12 de Junho de 2020, em papel ou versão digital com pagamento em Kwanzas. Saiba mais aqui)

Logo Jornal EXPANSÃO Newsletter gratuita
Edição da Semana

Receba diariamente por email as principais notícias de Angola e do Mundo