Windows Phone ultrapassa iPhone em 24 mercados
Em declarações ao site Neowin, um representante da Microsoft presente na CES 2014 afirmou que o Windows Phone foi bem sucedido em ultrapassar o iPhone em 24 mercados distintos. As declarações, contudo, parecem estar a suscitar opiniões diversas, uma vez que não foram suportadas com números concretos
Apesar de ser popular em mercados desenvolvidos como a Finlândia ou a Itália, a maioria dos mercados onde o Windows Phone revela popularidade são de países emergentes como a Índia ou a Nigéria.
Segundo o porta-voz da Microsoft, o Windows Phone ultrapassou o iPhone em termos de vendas ainda durante o terceiro trimestre (Q3) de 2013, além de ter verificado um aumento significativo nas vendas durante o Natal. O Windows Phone foi ainda a plataforma móvel com o crescimento anual mais significativo dos sistemas operativos líderes, tendo registado um crescimento anual de 156%. O mesmo porta-voz adianta ainda que o WP é o sistema operativo número dois em 14 países.
O sucesso não vem de cima, mas de baixo
As explicações para essa popularidade podem estar relacionadas com a mudança de estratégia da Microsoft, que passou os últimos três anos a apostar fortemente nesta plataforma e conseguiu destronar a BlackBerry da posição nº 3 da tabela.
A aposta nas gamas mais baixas do mercado permitiu à empresa de Redmond destacar-se positivamente contra o iPhone, um dispositivo que pode chegar a custar entre cinco a seis vezes mais que aparelhos como um Nokia Lumia 520 em mercados emergentes, sem sacrificar necessariamente o seu desempenho - comparativamente a um smartphone Android da mesma gama, a título de exemplo, o Windows Phone é um sistema operativo mais leve e menos exigente em termos de hardware, conseguindo apresentar uma boa performance.
Também as críticas à popularidade do Windows Phone nos mercados emergentes parecem não ter em consideração as implicações a médio/longo prazo que este sucesso pode representar para a Microsoft: mercados como a Índia, ainda que não sejam prioritários para a comercialização de gamas elevadas, apresentam números significativos de consumidores em busca de smartphones de gamas mais baixas.
Estes números apresentam tendência para crescer e encontram-se actualmente a ser disputados por diversas fabricantes de smartphones, incluindo fabricantes indianas. Segundo dados avançados em Setembro de 2013 pela Avendus Capital, está a ser projectada uma base de 362 milhões de utilizadores de smartphones em território indiano para o fim de 2016, o que deverá remeter a Índia para a segunda posição dos mercados com maior número de utilizadores de smartphones em todo o mundo, à frente dos EUA.
Mercados onde foram comercializados mais dispositivos com Windows Phone do que iPhones:
Chile, Colômbia, República Checa, Egipto, Equador, Finlândia, Grécia, Hungria, Índia, Itália, Quénia, Kuwait, Malásia, México, Nigéria, Paquistão, Perú, Polónia, Arábia Saudita, África do Sul, Tailândia, Ucrânia, Emirados Árabes Unidos, Vietname;
Mercados onde o Windows Phone é o SO número dois:
Índia, México, Itália, Chile, Tailândia, Vietname, Malásia, Polónia, Ucrânia, África do Sul, Hungria, Finlândia, República Checa e Grécia
Telemoveis.com