Saltar para conteúdo da página

Logo Jornal EXPANSÃO

EXPANSÃO - Página Inicial

Empresas & Mercados

Exportações angolanas para África representam apenas 2,1 % do total do comércio

Trocas comerciais no II trimestre

Os combustíveis com 93,6%, bens de consumo com 4,8%, bens intermédios com 1,2% e bens de capital com 0,4% foram os produtos mais exportados. Quando às importações os bens intermédios com 32,9%, lideraram

Angola exportou produtos para os países africanos num total de 104.657 milhões Kz, ou seja, 2,1% de todas as exportações. Durante o período em análise, Angola importou mercadorias no valor de 171.286 milhões Kz com origem em África, indicam os dados do Instituto Nacional de Estatísticas (INE).

Quanto às trocas comerciais (exportações e importações) com o continente africano no II trimestre, representam apenas 4% do total do comércio de Angola com o resto do mundo, o equivalente a 275.943 milhões Kz, dos 7 biliões Kz que representam a soma das importações e exportações angolanas entre Abril e Junho.

Segundo os dados do INE os principais continentes das exportações, segundo a estrutura percentual, durante o período em análise foram: Ásia com 85,2%, Europa com 5,5%, América Central e do Sul com 4,3% e África com 2,1% em relação ao valor total. Já para as importações, os principais continentes foram: Europa com 40,8%, Ásia com 37,0%, África com 9,9% e América Central e do Sul com 7,1% em relação ao valor total.

(Leia o artigo integral na edição 643 do Expansão, de sexta-feira, dia 24 de Setembro 2021, em papel ou versão digital com pagamento em Kwanzas. Saiba mais aqui)