Saltar para conteúdo da página

Logo Jornal EXPANSÃO

EXPANSÃO - Página Inicial

Empresas & Mercados

IMEX inaugura linha de montagem da marca Beko em Angola

Empresas

Empresa pretende também uma fábrica de alguns electrodomésticos em novas instalações que vão nascer na Zona Económica Especial Luanda/Bengo na quarta fase de implementação da empresa no País.

O grupo IMEX inaugurou, em Luanda, a primeira linha de montagem de electrodomésticos da marca Beko na África subsaariana, com um orçamento avaliado em 2,5 milhões USD. A unidade localizada no km 38, estrada de Catete, tem capacidade de montagem de 200 mil peças por ano.

A unidade vai contar com três linhas de montagem e vai começar pelos fogões, ar condicionado, frigoríficos e arcas. Mas lá para frente, será acrescentada a montagem de máquinas de lavar e televisão. O estabelecimento criou 80 novos postos de trabalhos e do 78 nacionais e 2 expatriados, para acompanhar e passar know-how aos funcionários nacionais.

O CEO do grupo IMEX, Rami El Houchaimi, disse que o grupo está a trabalhar para concluir as futuras instalações na ZEE, onde deverá estar a fábrica das peças de electrodomésticos que de momento ainda são importadas. "Teremos montagem e fabricação dos materiais de frigobar e ar condicionado, sobretudo" disse Rami El Houchaimi.

Esta linha de montagem, segundo o ceo, "é mais mais um passo para a estratégia de internacionalização da marca e oportunidade de crescer enquanto parceiros e distribuidores.

O ministro da Indústria e Comércio Victor Fernandes sublinhou a resiliência dos empresários e almeja que continuem a investir no mercado. "O sector da indústria, particularmente de importação, as próprias taxas aduaneiras deste produtos são baixas, porque o objectivo é fazer com que eles aumentem os níveis de produção" refreiu, ao acrescentar que a meta é evoluir ao ponto em que o País esteja em condições de, ao invés de montar, poder fabricar.