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Pressão de clientes nas agências obriga BAI a prorrogar data de actualização das contas

Para o primeiro trimestre de 2022

Há três semanas que nas agências por todo o país, mas especialmente em Luanda, do Banco Angolano de Investimentos (BAI) que se registam enchentes, tudo por conta do aviso para a actualização das contas dos clientes, sendo que o prazo terminava esta semana, mais precisamente no dia 15 de Outubro

Tendo em conta que os clientes do banco estão, também, na corrida para a vacinação, cujo prazo para a fase voluntária termina, também, no dia 15 deste mês, a direcção do BAI decidiu prorrogar a data para a actualização das contas até ao 1º trimestre do próximo ano, partilhou com o Expansão o director do gabinete de comunicação e gestão da marca do BAI, Fábio Correia.

O BAI informa que prorrogou o prazo para a actualização das contas bancárias dos seus clientes particulares ou empresas da seguinte forma:

Os clientes que possuam um gestor dedicado ou que tenham assinado um contrato de transmissão electrónica de instruções devem actualizar as contas até ao dia 30 de Outubro de 2021.

Já para os clientes que não possuam um gestor dedicado devem actualizar as contas até ao dia 30 de Março de 2022.

Recorda-se que pelo menos 300 mil clientes do BAI podem ver as suas contas bloqueadas, caso não façam a actualização nas datas, ora alteradas, uma medida imposta pelo regulador do sector, o Banco Nacional de Angola (BNA).

Dos 1,5 milhões de clientes do BAI, 20% têm documentos como Bilhete de Identidade, número de telefone, email e morada e documentos de empresas por actualizar, sob pena, e se não o fizeram, das suas contas serem bloqueadas.

Os clientes podem efectuar as actualizações das contas via email da instituição, deslocação a qualquer agência do banco- ainda que a conta do cliente não esteja domiciliada na mesma agência-, e noutro caso o cliente pode efectuar através do seu gestor de conta.

Findo o prazo da campanha as contas que não tiverem os dados actualizados estarão impossibilitadas de fazer operações de levantamento, pagamentos ou qualquer outra, até que os dados estejam actualizados.

"Para esclarecimentos ou reporte de eventuais tentativas de fraude os clientes devem contactar através do número 924100100 ou e-mail apoio.cliente@bancobai.ao".

Neste momento, o BAI conta com 63 agências a funcionarem aos sábados das 08 às 12, em todo território nacional, sendo que Luanda tem 35 balcões.

A medida enquadra-se no âmbito da lei n.º 05/2020, de 27 de Junho- Lei de prevenção e Combate ao Branqueamento de Capitais, Financiamento do Terrorismo e Proliferação de Armas de Destruição Massiva, do aviso n.º 10/2016 e aviso n.º14/2020.