Saltar para conteúdo da página

Logo Jornal EXPANSÃO

EXPANSÃO - Página Inicial

Empresas & Mercados

Somoil compra participação da Total no bloco 14 e entra na produção em águas profundas

Negócio anunciado na 2º feira

O negócio ainda está à espera da aprovação do regulador do sector, mas marca a entrada da empresa angolana na produção de petróleo de águas profundas. Não foram divulgados os números do negócio.

A Sociedade Petrolífera Angolana S.A. (Somoil) anunciou ter dado entrada na produção de petróleo em águas profundas em Angola, depois de ter adquirido todas as acções do bloco 14/14k (offshore) na Bacia do Congo, à TotalEnergies e da Inpex Angola Bloco14 Ltd, através da Somoil 14BV. A transacção dos blocos adquiridos ainda está sujeita à aprovação das autoridades angolanas (neste caso a ANPG), de acordo com a Somoil em nota de imprensa distribuída aos jornalistas.

O Bloco 14/14K está localizado no offshore de Angola, na bacia do Congo em águas profundas (com 350-1100m) e tem estado em produção desde 1999.

Fazem parte do grupo empreiteiro, a filial da Chevron em Angola, Cabinda Gulf Oil Company Limited (CABGOC) com uma participação de 31% (Operadora), Sonangol P&P com 20%, AB14BV com 20%, ENI com 20% e GALP com 9%.

O Bloco 14 foi o primeiro bloco de águas profundas a entrar em produção em Angola. Mantém reservas remanescentes significativas e continua a contribuir substancialmente para a produção global de petróleo em Angola, de acordo com o comunicado da imprensa.

Este feito, segundo comunicado da petrolífera, representa um passo significativo para a Somoil e para as empresas angolanas do sector de Petróleo e Gás.

"A Somoil estará presente num importante activo já em produção, em águas profundas com um histórico excelente, o que faz parte da nossa estratégia de crescimento", refere o documento, citando Edson dos Santos, presidente da Comissão Executiva da Somoil.

A Somoil é uma empresa de Petróleo e Gás totalmente angolana em operação desde 2000.

Actualmente opera as Associações FS-FST no "onshore" e o Bloco 2/05 em aguas rasas, é parceira não-operadora nos Blocos 2/05, 3/05, 4/05 e 17/06.