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Gestão

"Um imperativo da modernização: a cloud nos recursos humanos"

EM ANÁLISE

É imperativo a criação de uma cultura de aprendizagem contínua dentro da organização, bem como uma forma de trabalhar mais ágil e um mindset de inovação, com recurso a programas de atualização de competências cloud, de curta duração. Adicionalmente, é crucial que exista uma aproximação de gerações e de perfis de conhecimento (cloud e não-cloud) numa lógica de partilha.

A aquisição de tecnologias cloud por parte de várias organizações tem vindo a representar uma componente importante nos investimentos realizados, nomeadamente na área dos recursos humanos. Esta aposta advém essencialmente da necessidade de: melhorar a análise de dados que permitam a tomada de decisões com maior recurso a informação e cenários trabalhados; criar uma experiência digital para os colaboradores; modernizar os processos de recursos humanos e, naturalmente, mais recentemente, para acompanhar a dinâmica do trabalho remoto e híbrido nas organizações.

Num estudo recente da PwC, vários líderes de Capital Humano referiram que reconhecem a importância das soluções cloud, afirmando que o seu grande impacto reflecte- -se na alteração dos processos e formas de trabalhar, permitindo:

¦ Tomar decisões com base em dados analíticos;

¦ Apoiar a flexibilidade na forma de trabalhar dos colaboradores;

¦ Simplificar processos;

¦ Melhor acesso a informação;

¦ Melhor reporting;

¦ Maior colaboração;

¦ Gerir melhor o formato híbrido de trabalho;

¦ O aumento da experiência do colaborador;

¦ A automação dos processos

Contudo, a aquisição das soluções cloud deve ser acompanhada de várias respostas para os desafios, nomeadamente:

01. A dificuldade na atração e retenção de talento, com competências cloud, tem trazido desafios acrescidos à implementação da transformação digital, bem como, no aproveitamento do potencial que as soluções oferecem.

02. Os temas regulatórios e de segurança são riscos que devem ser acautelados. É importante que os recursos humanos tenham um papel ativo na criação de uma cultura de segurança e responsabilidade sobre os dados pertencentes à organização.

03. Por vezes, a falta de compreensão por parte dos gestores e líderes sobre os benefícios da cloud, acaba por criar o desalento de muitos profissionais, que têm como objetivo estarem enquadrados em contextos profissionais mais inovadores.

04. A ausência de processos de recursos humanos que reflitam as alterações recentes nas formas de trabalhar e o período longo para desafiar e repensar esses mesmos processos, está desencontrado da velocidade evolutiva das soluções.

05. A ausência de uma estratégia detalhada e realista de upskilling em competências cloud tem sido também um fator de impedimento para a adopção rápida das soluções cloud. Hoje, é imperativo a criação de uma cultura de aprendizagem contínua dentro da organização, bem como uma forma de trabalhar mais ágil e um mindset de inovação, com recurso a programas de atualização de competências cloud, de curta duração. Adicionalmente, é crucial que exista uma aproximação de gerações e de perfis de conhecimento (cloud e não-cloud) numa lógica de partilha.

O enquadramento com a restante estratégia cloud da organização deverá sempre ser considerada, e é importante: escolher soluções com um racional custo-benefício alinhado com o tamanho e diversidade da organização bem como garantir que os processos implementados tenham subjacente, uma lógica de adopção tecnológica e uma experiência melhorada para os colaboradores.